Comparativos

Vale a pena comprar um carro com ar-condicionado?

Por Redação em 19/10/2020 às 00:00
Atualizado em 19/10/2020 às 00:00
Vale a pena comprar um carro com ar-condicionado?

Ter um carro com ar-condicionado é mais do que um luxo — é uma necessidade para milhões de brasileiros, independentemente da região em que vivam. Afinal, o Brasil é um país de temperaturas extremas, tanto no verão quanto no inverno — levando-se em conta que cada estado tem as suas características, é claro.
Mas será que ter um carro com esse equipamento é realmente a solução para parar de sofrer com o calor intenso — e até mesmo com o frio no Sul do país? Apesar de proporcionar maior conforto térmico e até mesmo segurança, o ar-condicionado é conhecido por exigir manutenção frequente e aumentar o consumo de combustível.
A verdade é que, como tudo na vida, ter um carro com ar-condicionado conta com vantagens e desvantagens que devem ser consideradas. Neste artigo, a gente apresenta as principais, e aí você decide se vale a pena ou não comprar um automóvel com esse equipamento. Siga em frente para saber mais a respeito!

Vantagens do carro com ar-condicionado

Temperatura interna agradável, menor risco de assaltos e valorização do bem são alguns dos principais benefícios de ter um carro com ar-condicionado. Veja mais detalhes sobre o assunto a seguir.

Conforto térmico

Sentir-se confortável com a temperatura, pouco importando quantos graus os termômetros estão marcando lá fora, é o principal motivo que leva uma pessoa a comprar carro com ar-condicionado.
Nos dias mais quentes, é possível regular o equipamento para que a temperatura permaneça agradável — especialmente durante longas viagens ou mesmo no dia a dia de trabalho. Quem precisa andar sempre bem-vestido, com camisas de manga longa e calças compridas, especialmente, pode se beneficiar do ar fresco.
O mesmo vale para as regiões onde faz frio: ao regular o ar-condicionado para temperaturas mais quentes, dá para sair de casa mesmo nas frias manhãs de inverno sem sentir que vai congelar a qualquer momento.

Maior segurança

O Brasil é um país que sofre com a violência urbana e qualquer saída às ruas representa um risco de assalto, e quem anda de carro não está fora dessa. Com o ar-condicionado em operação, dá para fechar as janelas do automóvel e rodar por aí com conforto térmico e menos riscos à segurança.
Apesar de os vidros fechados não garantirem que um assalto será evitado, eles diminuem bastante as chances de um ladrão tentar cometer um crime. Afinal, as suas ações costumam ser rápidas e as vítimas preferidas são aquelas que facilitam a realização do assalto e a fuga.

Valorização do carro

Quanto mais opcionais um carro tiver, mais valorizado ele se torna para uma futura revenda. Como dissemos anteriormente, o ar-condicionado hoje em dia é considerado uma necessidade. Por isso, as pessoas cada vez mais buscam esse opcional para os seus carros.
Assim como vidros elétricos, câmera de ré e sensor de estacionamento, entre outros opcionais desejados, o ar-condicionado ajuda a manter o automóvel sempre valorizado no mercado automotivo.

Aerodinâmica na estrada

Você sabia que a aerodinâmica do carro é influenciada pelo vento? A quantidade de ar que entra da rua para o carro pode até fazer com que o consumo de gasolina aumente.
Por isso, o carro com ar-condicionado — especialmente nas estradas — tem um desempenho melhor ao rodar em alta velocidade. Isso diminui, inclusive, a necessidade de combustível.
Apesar de os condicionadores de ar aumentarem o gasto com gasolina, no caso de viagens em que o carro se mantém acima de 80 km/h durante a maior parte do tempo, é mais vantajoso usar o ar-condicionado do que deixar as janelas abertas, justamente pelo impacto aerodinâmico.

Desvantagens do carro com ar-condicionado

Agora que vimos os benefícios, não podemos desconsiderar também as desvantagens de se ter um carro com ar-condicionado. Entre elas, maior gasto de combustível, impacto no desempenho do automóvel e outras. Acompanhe.

Maior gasto com gasolina

Como já falamos neste artigo, o ar-condicionado faz com que o carro consuma mais combustível. Isso acontece porque o aparelho faz o motor trabalhar mais, o que exige mais gasolina. A exceção é em viagens nas quais se roda em alta velocidade (falamos sobre isso no tópico anterior).

Menor potência

O ar-condicionado exige mais do motor do carro. Por isso, é comum que os proprietários de automóveis reclamem que a potência diminui quando o aparelho está ligado. Isso pode ocorrer de fato. Afinal, quanto mais acessórios que dependam do motor estiverem acionados ao mesmo tempo, menos força é dedicada ao desempenho do carro.

Manutenção

Assim como o ar-condicionado que se usa em casa, o aparelho instalado em carros precisa de manutenção. Limpeza e até troca de filtros devem ser feitas, pelo menos, duas vezes por ano. E não importa se o condicionador de ar foi usado ou não, as impurezas se acumulam de qualquer forma. O carro deve ser levado a uma empresa especializada nesse tipo de limpeza.

Risco de doenças

Caso a manutenção do carro com ar-condicionado não seja feita regularmente, o acúmulo de bactérias e fungos nos filtros do aparelho pode causar doenças respiratórias. Especialmente para quem já sofre de bronquitesinusiterinite ou outros problemas de saúde, é fundamental manter o ar-condicionado limpo.

Características dos condicionadores de ar digitais e analógicos

Outra dúvida que muitas pessoas têm na hora de optar pela instalação de um ar-condicionado no carro é a respeito da melhor opção: digital ou analógico? Enquanto o modelo digital é mais moderno, o analógico é mais simples. Veja as principais diferenças entre eles!

Melhor preço: analógico

Por ser um tipo de ar-condicionado mais simples, do ponto de vista tecnológico, esse aparelho costuma ter um custo mais baixo.

Maior economia da bateria: digital

Se, por um lado, o ar-condicionado analógico é mais barato na hora de comprar o equipamento, em longo prazo, o digital é mais vantajoso para o bolso. Afinal, ele consome menos bateria.

Manutenção: analógico

Justamente por usar uma tecnologia mais simples, a manutenção do ar-condicionado analógico costuma ser mais barata que a do modelo digital.

Variações de temperatura: digital

A tecnologia usada no ar-condicionado digital permite que as regulagens de temperatura sejam mais definidas e feitas de forma automática. É possível, inclusive, proporcionar um nível de temperatura para o motorista e outro para os passageiros, por exemplo.

Qualidade do ar: empate

Do ponto de vista da qualidade, ambos os modelos atendem às necessidades térmicas dos usuários. Como o sistema de refrigeração é basicamente o mesmo, é possível garantir a satisfação dos consumidores seja qual for o modelo escolhido.
Esperamos que tenha gostado do artigo! A decisão sobre comprar um carro com ar-condicionado é individual, mas é difícil desconsiderar as suas vantagens. Apesar da necessidade de manutenção, o conforto proporcionado pode compensar. Com as informações detalhadas no texto, você pode pensar bem e decidir se vale a pena fazer esse investimento.

Para conferir as melhores opções de carros para você e a sua família, não deixe de acessar o nosso site agora mesmo!

Sua busca pelo veículo perfeito acaba aqui NaPista. Aqui você encontra uma busca personalizada, com apoio de especialistas ao longo de toda a sua experiência – agora você pode contar com quem realmente entende.
© 2024 NaPista • Todos os direitos reservados. •
Termo de uso
Política de privacidade
BVIA Negócios e Participações S.A. - CNPJ: 12.770.190/0001-05
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 180, Andar 16, Itaim Bibi - CEP 04543-000, São Paulo - SP
uma empresa banco BV