Existem muitas opções de carros para viajar disponíveis no mercado, não é mesmo? Às vezes, escolher a alternativa adequada para as suas necessidades pode ser um desafio e tanto.
Afinal, o que um modelo deve ter para deixar a sua família confortável durante horas na estrada? Quais são os itens e acessórios relevantes? Será que existe alguma especificidade relacionada ao aproveitamento de combustível?
Pensando nessas e em outras questões, preparamos este conteúdo. Ao longo do texto, você entenderá quais fatores tornam um carro bom para viagens. Acompanhe até o fim para saber mais a respeito!
Para ser bom para viajar, um carro deve atender a uma série de requisitos. Veja, logo abaixo, alguns itens indispensáveis para aproveitar as rodovias da melhor maneira possível!
Ninguém nega que viajar é uma ótima oportunidade. Porém, muitas horas na estrada podem se tornar um verdadeiro pesadelo quando não há conforto suficiente — tanto para o motorista quanto para os passageiros.
Quem dirige pode ter uma experiência melhorada com direção hidráulica e câmbio automático. Assentos macios, central multimídia e ar-condicionado transformam positivamente o trajeto para os outros ocupantes.
Na maioria dos casos, conforto e espaço andam lado a lado. De pouco adianta ter vários acessórios de última geração em um carro pequeno demais: se ele estiver com a lotação máxima, é provável que as pessoas se sintam desconfortáveis.
Nesse sentido, ter um porta-malas amplo faz bastante diferença, porque permite guardar todas as bagagens em vez de deixá-las na região onde ficam nossos pés. Para aqueles que têm crianças pequenas em casa, é importante contar com um acessório para fixar a cadeirinha infantil.
Dependendo do tipo de viagem e das condições das estradas que farão parte do roteiro, pode ser necessário usar um automóvel robusto, com boa tração e sistema de amortecimento. Trajetos irregulares e acidentados exemplificam isso muito bem.
O aproveitamento que o motor consegue ter em relação ao combustível também é um ponto fundamental. Afinal, isso impacta os custos gerados pelo passeio de maneira direta. Pense bem: economizar na hora de abastecer pode ser o incentivo que faltava para estender o passeio por mais um ou dois dias, você não acha?
Se a viagem for pela América do Sul, tente escolher um modelo que seja comum nos países que serão visitados. Assim, caso algum problema mecânico aconteça, fica mais fácil achar peças de reposição ou serviços autorizados para fazer os consertos.
Agora que você já sabe quais são os recursos recomendados para percorrer longos caminhos, confira quais são os melhores tipos de carro.
Essa categoria, também chamada de Veículos Utilitários Esportivos, é inspirada em caminhonetes e picapes. Não à toa, é conhecida pelo grande espaço interno e pelo visual arrojado. Alguns de seus pontos marcantes são:
Hatch é um tipo formado por automóveis compactos — são perfeitos para quem não tem uma família muito grande. Por causa das dimensões, são fáceis de manobrar e de estacionar, mas não se deixe enganar pelo tamanho: o porta-malas de um desses pode ter até 320 litros. Felizmente, também são bem econômicos no quesito combustível.
As minivans combinam a altura das vans e o comprimento dos sedans, ou seja, são espaçosas e têm capacidade para até 9 pessoas. Geralmente, são mais baratas e consomem menos gasolina que SUVs.
Sedans têm bom custo-benefício, mas precisam de mais combustível por quilômetro rodado do que as outras categorias. A boa notícia é que são amplos e têm porta-malas capazes de comportar entre 450 a 560 litros.
Veja, a seguir, ótimas opções de carros para viajar!
Essa minivan da Chevrolet teve mais de 25 mil unidades vendidas no ano de 2018. Trata-se de uma excelente alternativa para viajar, porque existem versões com 5 e 7 lugares. A capacidade do porta-malas é de 710 litros. Além de um amplo espaço interno e do motor biocombustível, há diversos porta-objetos no Spin.
A Grand Livina tem motor 1.8 e pode comportar confortavelmente até 7 passageiros, por causa da distância espaçada entre os eixos, o que origina uma terceira fileira de bancos. O porta-malas aguenta 123 litros. Para quem tem filhos pequenos, esse modelo flex é ideal, visto que o desempenho na estrada também merece destaque.
Com um espaço enorme, esse SUV é perfeito para quem quer viajar com o máximo conforto. O motor — o modelo mais recente foi lançado com um 1.5 turbo e 147 cavalos — e as tecnologias que ajudam a trocar de marcha e a economizar com o combustível são outros pontos positivos.
Esse utilitário, além de espaçoso e confortável, tem opções distintas de motorização (1.5 e 2.0), e uma boa variação nos tipos de tração e de câmbio. O porta-malas suporta até 522 litros e o desempenho é frequentemente elogiado por publicações especializadas no tema.
Desing inovador e excelente performance mecânica são apenas alguns dos aspectos positivos de um Ford EcoSport. Esse SUV permite inúmeras personalizações — assim, você pode deixá-lo com a cara de sua família.
Se o seu objetivo é percorrer caminhos irregulares e terrenos acidentados, o Sandero Stepway é uma boa opção. Com um visual jovem, esse compacto surpreende por combinar conforto, economia e desempenho. Também chama atenção a sua dirigibilidade estável, por conta da suspensão acima da média.
Existem várias opções de carros para viajar. Por isso, é fundamental conhecer bem as categorias e entender as características de cada modelo. Considere a quantidade de pessoas de sua família, se ela vai aumentar nos próximos anos e o tipo de passeio que vocês farão com mais regularidade. Assim, você se aproximará da escolha ideal para as suas necessidades.
Se você gostou do texto, aproveite para seguir os nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de outras novidades. Estamos no Instagram e no Facebook!