Dos diversos componentes de um carro, sem dúvida, os amortecedores estão entre aqueles que mais são acometidos por desgaste no dia a dia. Especialmente quando se circula em vias de péssima qualidade, com buracos e pavimentação irregular — ou pior: sem qualquer pavimentação — essa peça sofre bastante para cumprir a sua função.
Por essa razão, é muito importante testar amortecedor de tempos em tempos, verificando se cada um deles está atuando corretamente. Isso porque, além de garantir o seu conforto, o amortecedor também proporciona sua segurança, pois ele é essencial para a estabilidade do veículo.
Nesse ponto, a dúvida que pode surgir é sobre como testar um amortecedor. Será que é possível fazer isso sem a ajuda de um mecânico? É o que vamos descobrir a seguir. Continue a leitura e confira!
Qual é a importância dos amortecedores do carro?
Em geral, as pessoas costumam associar o funcionamento do amortecedor com o conforto do carro — o que não está totalmente errado. Porém, na realidade, além de assegurar o conforto interno, os amortecedores têm a importante função de manter a estabilidade do veículo, evitando que ele se movimente de forma perigosa, especialmente em freadas bruscas e nas curvas.
Desse modo, podemos dizer que a importância dos amortecedores do carro se mostra presente em duas principais funções:
- reduzir os impactos com o solo;
- manter a estabilidade do veículo.
Assim, ao rodar com o seu carro, os amortecedores estão em atividade constante, “filtrando” todas as irregularidades do terreno para que você não tenha o desconforto das batidas ao passar por buracos ou toda a trepidação de uma rua cheia de ondulações. Ou seja, os amortecedores são responsáveis por tornar o carro mais confortável.
Mas, como dito, não é só isso. Os amortecedores ainda apresentam uma ligação direta com a segurança do automóvel. Nesse ponto, eles atuam mantendo as rodas do carro sempre em contato com o solo, garantindo a aderência necessária em todas as situações.
No mais, os amortecedores suavizam os movimentos da carroceria do carro, principalmente em curvas mais acentuadas. Assim, evitam que o deslocamento repentino do peso se torne algo perigoso.
É possível testar amortecedor sem o apoio de um mecânico?
Agora que você já entende a importância dos amortecedores, a pergunta que pode surgir é: será que é possível testar esse componente sem o auxílio de um mecânico? O mais indicado é sempre buscar auxílio profissional.
Para checar e testar um amortecedor, além de conhecimento para isso, pode ser necessário o uso de alguns equipamentos, como é o caso do elevador veicular — que certamente você não tem em casa. Além disso, em determinados casos, pode ser preciso remover o amortecedor, o que também exige conhecimento e ferramentas próprias.
Diante disso, como o amortecedor ainda é um item que interfere na segurança do veículo, o melhor mesmo é deixar a sua manutenção a cargo de um profissional de confiança, que sabe como fazer a checagem e tem todas as ferramentas necessárias para isso. Fica a orientação!
Quando é a hora certa de trocar os amortecedores do carro?
Como dito, os amortecedores são peças que sofrem um grande estresse e desgaste no dia a dia. Por essa razão, é natural que eles precisem ser substituídos em algum momento. Mas quando isso deve ser efetuado?
Para ter uma resposta exata, o mais indicado é consultar o manual do seu carro. Nele você encontrará a vida útil do amortecedor, de acordo com as especificações do fabricante do automóvel. Dessa forma fica fácil saber de quantos em quantos quilômetros é preciso trocar esse componente.
Em geral, as fabricantes costumam orientar que essa troca seja realizada a cada 40 ou 50 mil quilômetros. Isso se não houver a necessidade da substituição antecipada, provocada por um defeito ou dano no amortecedor.
Quais são os principais sinais de problemas nos amortecedores?
Embora a vida útil média de um amortecedor seja de 40 a 50 mil quilômetros, isso não significa que ele somente deve ser trocado nesse prazo. Na verdade, quando se circula muito por terrenos irregulares ou ocorre algum choque mais forte — ao passar por um buraco, por exemplo — o amortecedor sofre ainda mais, o que pode exigir a substituição antes da quilometragem indicada.
Alguns sinais conseguem indicar se o amortecedor está com problemas e a hora de visitar um mecânico. Entre as evidências mais comuns, podemos citar as seguintes. Confira!
Batidas “secas”
Se ao rodar com o carro você sente que a suspensão está batendo com muita frequência e de forma “seca”, isso pode ser sinal de que os amortecedores não estão funcionando corretamente. A função dessa peça é justamente evitar que tais batidas mais severas ocorram.
Portanto, é possível que os amortecedores não gerem mais a resistência necessária para impedir as batidas, o que pode ser causado pelo vazamento do fluido interno. Nesse caso, o melhor é trocar a peça.
Falta de estabilidade
Outro sintoma de amortecedores com problema é a sensação de falta de estabilidade no carro, com uma movimentação de maneira muito acentuada e até perigosa. Como já destacamos, os amortecedores também têm a função de manter as rodas do carro em contato com o solo, isso em qualquer condição.
Então, se, por qualquer razão, você sente que o seu carro está perdendo aderência, principalmente em curvas, há uma grande probabilidade de que os amortecedores sejam os responsáveis. Mais uma vez, a melhor solução é procurar uma oficina o quanto antes.
Manchas de óleo no chão da garagem
Notou que existem manchas de óleo no chão da sua garagem e que elas estão bem próximas dos amortecedores? Fique atento, pois isso pode apontar para graves danos na peça.
Os amortecedores são componentes hidráulicos, por isso eles contêm óleo no seu interior. Esse óleo é o responsável por dar resistência ao movimento do amortecedor, impedindo que ele bata seco com qualquer ondulação do solo.
Por isso, se tal substância vazar, o amortecedor perde muito da sua eficiência, tornando o carro desconfortável e instável. Então, ao menor sinal de que o fluido interno está vazando, é preciso procurar uma oficina e verificar se o vazamento é realmente no amortecedor.
Por fim, como vimos, os amortecedores são componentes de fundamental importância para o conforto e, principalmente, a segurança do carro. Sendo assim, se está pensando em comprar um carro usado, não deixe de testar o amortecedor com a ajuda de um mecânico de confiança. Além de reduzir custos com problemas futuros, você tem a certeza de comprar um veículo em perfeitas condições.
Gostou deste artigo? Aproveite e siga lendo e aprendendo mais sobre o universo automotivo. Confira nosso conteúdo sobre veículos elétricos no mercado nacional!