Se você gosta de assistir a filmes e séries, certamente, já se divertiu com pelo menos uma cena em que os personagens cantam uma música da trilha sonora enquanto dirigem. Não é à toa que os diretores gostam de inserir esses trechos nas edições: afinal, quem nunca pegou a estrada ao som de seus artistas preferidos, não é mesmo? Por isso é tão legal criar sua própria playlist de viagem.
Além de tornar o trajeto mais agradável e leve, uma boa trilha sonora pode ajudar, até mesmo, na sua segurança. Cantar enquanto dirige ajuda você a ficar mais alerta, ou seja, espanta o tédio e o sono, contribuindo para a condução até o seu destino. Pode ter certeza: sua road trip será muito mais prazerosa se a trilha sonora estiver de acordo com seu gosto pessoal.
Mas você sabe o que deve fazer para montar uma playlist de viagem que ajude a criar essa atmosfera divertida? Trouxemos dicas interessantes para te ajudar, coloque o cinto de segurança e aproveite!
Muitas pessoas têm dificuldades e pensam não ter criatividade para criar uma lista de músicas interessante para a viagem de carro. Se esse for o seu caso, pense em tomar como ponto de partida a escolha de um tema. Por exemplo, se o passeio for para uma temporada na praia, você pode optar por sons mais leves e alegres, entre aqueles que mais gosta.
Uma viagem com roteiros de inverno pode pedir músicas que remetam a ambientes aconchegantes e até ao romantismo, principalmente, se estiver viajando para namorar. Aqui, vale escolher os sons que fazem parte da história do casal, que levam à frase "está tocando nossa música", que tanto vemos em filmes do gênero.
As viagens de carro muito longas costumam começar com bastante animação, mas em determinado momento, podem ficar entediantes. Criar uma playlist é, justamente, uma forma de quebrar a monotonia e manter o bom astral ao volante, tanto do motorista quanto dos demais passageiros.
Por isso, pode ser interessante que você encontre uma boa variedade de gêneros musicais e de artistas, a fim de impedir que o tédio tome conta do passeio. Grande parte das pessoas é mais eclética e gosta de diferentes tipos de som. Se não for o seu caso, ao menos tente escolher bandas e artistas de vários estilos musicais.
Seguindo a linha da dica anterior, procure não colocar muitas músicas seguidas de um mesmo artista ou banda na sua playlist de viagem. Por mais que goste de um em específico, para que a trilha sonora fique mais surpreendente e ajude você a afastar a monotonia na estrada, o ideal é que cada nova música seja uma surpresa para quem escuta.
Sendo assim, faça uma boa mescla entre as músicas escolhidas, alternando os cantores e tipos de melodias. É um jeito de você e os demais passageiros não enjoarem logo do que estão ouvindo durante o trajeto.
Já falamos que a intenção de criar uma trilha sonora para a viagem de carro é, justamente, tornar o percurso mais divertido e afastar a monotonia, certo? Por isso, o melhor é evitar aquelas músicas muito compridas. Se forem lentas, então, o risco de dar sono ao motorista é ainda maior.
Fora isso, as canções longas podem atrapalhar seu esquema de variar os artistas. Pense bem: se for adicionar em sua playlist de viagem três músicas de rock progressivo (como Pink Floyd), é capaz de elas tomarem mais da metade do tempo da sua trilha!
Se você for viajar de carro sem mais ninguém, é mais fácil fazer a playlist: basta escolher apenas os artistas que mais gosta. Mas se houver mais gente no passeio, o ideal é adicionar algumas faixas dos gêneros musicais preferidos delas também.
Afinal, a intenção é que todos se divirtam no trajeto, e nada melhor do que cantar junto para isso, não é mesmo? Além do mais, não é agradável quando há alguém reclamando do som, não acha? Portanto, use e abuse da democracia: sempre é possível encontrar ao menos uma música interessante, mesmo dentro daquele gênero que a gente não gosta tanto!
Os streamings de música (assim como os de filmes e séries) utilizam a Inteligência Artificial (IA) para dar sugestões de artistas e bandas que combinam com os que você mais costuma ouvir. Isso é bem interessante para conhecer sons diferentes, mas que ainda assim estão de acordo com seu gosto pessoal.
Assim, a sua playlist de viagem pode trazer surpresas agradáveis durante o trajeto, que poderão ser adicionadas a outras trilhas sonoras no futuro. Algumas plataformas entregam até listas prontas com sugestões para você. Não deixe de ouvi-las.
Por falar em recursos oferecidos pelas plataformas de streaming, um dos mais interessantes, para viagens de carros, é a possibilidade de fazer o download das suas listas de músicas. E por que isso é importante?
Porque sabemos que nem sempre há sinal de internet em toda a extensão das rodovias brasileiras. Nada mais chato do que parar de ouvir sua música favorita na metade, não é mesmo? Se você achar que as listas carregaram demais seu dispositivo, depois, é só desativar o download, sem perder a trilha sonora salva.
Para terminar nossas dicas, calcule o tempo que levará para chegar ao seu destino e faça sua playlist de viagem de acordo com a duração dela. Na verdade, o ideal é que seja um pouco maior, pois sempre há a possibilidade de imprevistos, como paradas não programadas e congestionamento.
Afinal, o recomendado é que a pessoa dirigindo não tenha de manusear o celular para escolher novas músicas, certo? Os carros mais seguros do mercado costumam oferecer um sistema de som que permite a troca de faixas e do volume no próprio volante, mas o melhor é que esteja tudo pronto antes da viagem, ok?
Por falar em segurança na estrada, que tal relembrar o que checar no carro antes de pegar a estrada? Vamos à lista:
E agora? Pronto para criar uma playlist de viagem incrível e aproveitar os momentos de diversão dentro do carro? Então, lembre-se de verificar se está tudo funcionando bem no veículo antes de pegar a estrada e curta todos os momentos com segurança!
Se estiver pensando em trocar de carro para que o roteiro seja ainda melhor aproveitado, conheça o MeuCarroNovo agora mesmo!