Na hora de comprar o primeiro automóvel ou mesmo para quem quer trocar o seu, é comum surgir aquela dúvida básica: carro zero ou seminovo? Embora muitos sonhem com um carro 0km, financeiramente é muito mais vantajoso comprar um modelo com até três anos de uso.
Isso porque a desvalorização é imensa nos primeiros anos do carro e diminui após 36 meses, o seguro sai mais em conta, a parcela do financiamento também, entre outros benefícios que vamos detalhar ao longo do artigo.
E aí, ficou curioso pra saber mais? Então, está esperando o quê? Acelera essa leitura!
Um carro seminovo é aquele que tem até três anos de uso, no máximo. Ou seja, em 2020, um veículo dessa categoria foi fabricado, no máximo, em 2017. Mais antigo que isso, já é considerado um carro usado.
Ah, tem outro detalhe: o carro seminovo teve um único dono, ok? Ou seja, em 2020, um carro fabricado em 2018 ou até mesmo em 2019, mas que já está no segundo dono, já não é mais considerado seminovo, e sim usado.
Muitas pessoas ficam na dúvida na hora de trocar de carro ou até mesmo de adquirir seu primeiro possante: vou de carro zero ou seminovo? Confira as vantagens de cada categoria.
Veja por que comprar um veículo 0 km pode ser uma opção interessante.
Ao comprar um carro zerinho, você pode ficar despreocupado em relação à manutenção. O carro não vai apresentar problema tão cedo e, caso isso ocorra, está totalmente coberto pela garantia da montadora.
Carros novos saem de fábrica com a documentação certinha, sem precisar fazer a transferência do antigo dono para o seu nome. Além disso, não há risco de aparecerem multas ou outras pendências como falta de pagamento do IPVA ou do licenciamento do carro.
Também é mais fácil vender um carro que teve apenas um dono, especialmente se ele estiver em bom estado e com baixa quilometragem. Só que, para não perder muito dinheiro, a dica é ficar com o automóvel por mais de três anos, pois é nesse período que ele deixa de se desvalorizar tanto.
Comprar um carro cheirando a novo é um sonho, claro. Porém, é preciso levar em conta algumas das desvantagens de fazer essa escolha. Veja algumas delas!
O carro zero custa mais caro do que os modelos seminovos ou usados. Afinal, estão saindo de fábrica e nunca rodaram antes, o que agrega valor ao produto. O maior problema, porém, é sua grande desvalorização, principalmente nos primeiros três anos. Estima-se que os veículos 0km percam até 20% do seu valor nos primeiros 36 meses de uso.
Muita gente prefere comprar o carro novo para tentar garantir que não terá problemas e evitar visitas ao mecânico tão cedo. Porém, acaba tendo que se contentar com modelos mais simples, sem opcionais como vidro elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica e outros mimos que fazem toda a diferença, em função do preço.
Em geral, quanto mais novo o carro, mais alto seu valor. E, consequentemente, mais as seguradoras cobram para cobrir o bem. Afinal, em caso de roubo ou perda total, o custo para repor o bem também é mais alto.
Comprar um seminovo é um negócio mais vantajoso, desde que se escolha bem o carro. Veja por quê!
Seja à vista ou por meio de financiamento, a compra de um seminovo sai mais em conta do que a de um carro zero. Afinal, como já falamos neste artigo, os automóveis se desvalorizam até 20% nos primeiros três anos, o que torna o negócio mais vantajoso para quem compra.
Pelo preço de um carro zero basicão, sem opcionais, dá para comprar um seminovo completinho, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e outros diferenciais bacanas.
Não citamos a garantia como vantagem dos novos porque, na maior parte dos casos, essa vantagem permanece nos seminovos. Como a maioria das montadoras oferece cobertura por até três anos, comprar um seminovo com um ou dois anos de estrada ainda dá acesso a esse benefício.
Apesar de o carro novo sair da concessionária com a documentação já em dia, isso tem um custo bem elevado para o proprietário. Esses valores diminuem bastante na hora de comprar um seminovo, já que o carro está emplacado e a transferência não custa tão caro.
Se, por um lado, os carros zero se desvalorizam em alta velocidade, os seminovos engatam a marcha lenta na hora de calcular a depreciação do bem. Se bem cuidado, é possível vender um seminovo por um preço bastante próximo do que foi pago originalmente alguns anos depois.
Além disso tudo, o seguro de um seminovo também tende a ser mais barato do que o de um carro zero. Não dá para cravar que isso ocorre de fato, porque há outros fatores a serem considerados, como características de uso do carro, perfil do condutor, bairros onde o veículo fica estacionado, existência ou não de garagem em casa, utilização para trabalho, entre outros.
A seguir, veja algumas das poucas desvantagens dos seminovos!
Na comparação com um carro zero, é claro que a manutenção de um seminovo é maior. Ainda assim, nos primeiros anos, esse custo é insignificante.
Essa é uma desvantagem que pode não ocorrer, mas é sempre bom estar preparado: se o dono anterior tem multas, deixou de pagar algum imposto ou tem pendências com o Departamento de Trânsito (Detran), é possível que algumas delas sejam repassadas na transferência do veículo. Certifique-se antes de fechar o negócio!
E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o que é melhor, carro zero ou seminovo? Embora comprar um automóvel seja emocionante, a gente precisa agir com a razão. O fato é que um carro com até três anos de uso, desde que bem cuidado, ainda tem cheirinho de novo e proporciona uma experiência muito próxima — ou até melhor — a de um veículo zero, por um custo bem menor.
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