Está a fim de conhecer os melhores SUVs do mercado? SUV é uma sigla em inglês que, traduzida, significa “Veículo Utilitário Esportivo”, ou seja, um automóvel responsável por carregar pessoas e bagagens com conforto e segurança em diversos tipos de terrenos.
As vantagens de ter um automóvel desse porte são inúmeras, o que pode conquistar cada vez mais os motoristas brasileiros. Os grandes diferenciais ficam por conta da sua capacidade de transporte, espaço interno, robustez, versatilidade e posição elevada ao dirigir.
Conheça os melhores SUVs do mercado e faça sua escolha!
Jeep Renegade
O visual do Renegade é um grande ponto a ser destacado. A marca Jeep aliou sua identidade veterana por meio do conjunto óptico e da grade frontal, com a modernidade dos dias atuais, com desenhos na lataria que transmitem uma aparência mais agressiva.
Embora combine requinte e contemporaneidade, esse veículo é robusto em detalhes como empunhadura do volante e botões do ar-condicionado. Além disso, a ergonomia da direção é seu grande diferencial, pois apresenta altura satisfatória e campo de visão amplo, tornando-se uma das melhores opções de carros para pessoas altas.
Já no que se refere ao desempenho, também podemos compreender o porquê o Renegade é tão popular há anos. O motor 2.0 turbo diesel é perfeito para esse veículo, já que conta com 170 cv de potência e 35,8 kgfm de torque, isso o torna muito rápido e forte, com acelerações eficientes, retomadas seguras e consumo satisfatório.
Consumo: 10,4 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.
Chevrolet Tracker Turbo
A nova geração do Tracker Turbo surgiu em março de 2020, apresentando novas funcionalidades, motorização mais moderna e uma repaginada no visual para continuar na disputa nesse segmento de automóveis. E parece que a estratégia da Chevrolet convenceu os motoristas do Brasil.
Sua lataria contém uma terceira janela na coluna C, o que melhora a visibilidade na direção, e vincos notáveis por todas as extremidades do conjunto. O detalhe escuro na base das portas, nas portas e nos para-choques dá um aspecto de robustez maior.
Outro diferencial é seu sistema mecânico, pois tem uma gama composta somente por motores turbo. O modelo de entrada contém o motor 1.0 turbo, o mesmo utilizado no Onix, que conta com 116 de potência e 16,7 kgfm de torque, nas versões associadas ao câmbio manual ou automático com seis velocidades.
As versões premium vêm com propulsor 1.2 turbo, uma inovação na linha da Chevrolet, com 134 cv e 21,3 kgfm, sempre conectado à transmissão automática de seis engates.
Cidade:
- 1.0 Turbo AT: 8,3 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina;
- 1.2 Turbo AT: 7,6 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina.
Estrada:
- 1.0 Turbo AT: 9,5 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina;
- 1.2 Turbo AT: 9,5 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina.
Nissan Kicks
O Kicks oferece uma boa variedade de equipamentos exclusivos na categoria, como alertas de colisão, assistente de frenagem, câmeras com visão 360°, controle inteligente de curvas, estabilizador inteligente de carroceria, sensor de objetos em movimento, entre outros.
Seu design permanece chamativo e harmônico, e a presença de acabamentos cromados potencializa nesse quesito. Esses detalhes fazem com que a grade e os faróis fiquem com aparência agradável, graças às linhas que estão no capô. Um diferencial é que os modelos mais atuais do crossover da Nissan receberam uma melhoria acústica para a redução de ruídos internos.
Os bancos são confortáveis e espaçosos, e as portas têm acabamentos em couro, tecido e plásticos de qualidade. O espaço interno é satisfatório para quem tem família grande e preza a segurança de todos os passageiros, uma vez que o assento traseiro é bipartido com três cintos de segurança com três pontos.
O Nissan Kicks apresenta seis versões distintas, divididas entre Sense, Advance e Exclusive, propulsor 1.6 flex e depois pacotes de componentes adicionais. Ele vai de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos.
Consumo: 8,2/9,7 km/l com álcool e 11,3/13,8 km/l com gasolina, respectivamente em cidade e estrada.
VW Nivus Comfortline
Para chamar a atenção do público que gosta de carros para viajar, o Nivus Comfortline aposta no design e na tecnologia de embarque. O desenho e acabamento do veículo mantém a mesma configuração dos veículos mais recentes da Volkswagen.
O diferencial fica por conta da linha central ascendente e o caimento suave do teto que interliga com o vidro mais inclinado e a traseira avantajada. Como componente opcional o Confortline traz o display multimídia VW Play de 10,1 polegadas e sensível ao toque. Oferece funcionalidades como conexão de internet via celular, manual cognitivo, aplicativos (Waze, iFood etc.), solução “Meu VW” (para agendar revisões e manutenções preventivas), memória interna de 10 GB.
Proporciona ainda outros equipamentos de série da Volkswagen, como chave presencial, detector de fadiga do motorista, partida do motor por botão, painel Active Info Display, sistema de frenagem pós-colisão, entre outros.
O Nivus Comfortline sai de fábrica com o motor 1.0 TSI conectado ao câmbio automático de seis engates. Desenvolve 115 cv de potência com gasolina e 127 cv com álcool. Já o torque é de 20,5 kgfm em qualquer combustível, entregando entre 2.000 rpm e 3.500 rpm.
Consumo: 8,3/9,5 km/l com etanol e 11,8/13,6 km/l com gasolina, respectivamente em cidade e estrada.
Renault Duster
A segunda geração do Duster surgiu em 2019. Seu design foi repaginado sem comprometer sua identidade, que ficou popular pelos contornos mais parrudos. Atrás, os faróis apresentam um formato mais quadrado. Já a parte interna contém detalhes de refinamento bastante chamativos. O motor é 1.6 16V SCe de até 120 cv de potência, conectado ao câmbio CVT.
Os itens de série correspondem aos seguintes componentes: banco do motorista com regulagem ergonômica, chave tipo canivete, controle de estabilidade de tração, direção elétrica, faróis com luzes diurnas, sistema start-stop, travas elétricas, rádio com entrada USB e Bluetooth.
Na estrada, o Renault Duster 1.6 2022 é bastante eficiente, realizando retomadas responsivas, bem como ultrapassagens mais seguras. Ele apresenta bom rendimento em subidas acentuadas, mas exigirá muitas reduções com trânsito intenso e estradas muito íngremes.
Consumo: 7,8/11,3 km/l com álcool e 7,9/11,5 km/l com gasolina, respectivamente em trechos urbanos e rodovias.
E então, o que achou da lista com os melhores SUVs do mercado? Como visto, as opções mencionadas são ecléticas o bastante para satisfazer as necessidades de diversos perfis de motoristas. O importante é usufruir dos benefícios desses veículos, que configuram conforto, espaço, dirigibilidade estável, segurança e potência.
Uma sugestão é visitar o portal MeuCarroNovo para conhecer as melhores opções de SUVs da atualidade. Acesse e conheça nosso catálogo de carros novos e usados na palma da sua mão.