Todo motorista tem seu estilo de veículo predileto. Alguns gostam de automóveis mais potentes e espaçosos, por exemplo. Outros prezam pelo conforto e acessibilidade. Uma categoria que também tem seus admiradores é a de carros para trilhas aventureiras. Esses modelos são bastante práticos, pois oferecem resistência, potência e robustez. No entanto, é necessário checar o sistema de frenagem e trocar as pastilhas de freio regularmente para garantir segurança e performance.
Também chamados off-road, esses veículos cumprem as demandas do dia a dia e enfrentam estradas de terra e vias arriscadas com facilidade. Pensando nisso, o MeuCarroNovo selecionou os melhores veículos para quem gosta de aventuras em quatro rodas. Continue a leitura!
Disponível em quatro versões (4Work, 4All, 4Sport e Desert), o Jimmy vai além da tração 4x4 e oferece componentes essenciais, como ar-condicionado, direção hidráulica, sistema de áudio, bluetooth e vidros elétricos.
Em comparação com as demais opções, ele é ligeiramente compacto, medindo somente 3,64 m de comprimento, 1,70 m de altura, 1,60 m de largura e 2,25 m entre eixos, pesando 1.125 kg. Com um desenho único, tem um design “quadradão”, que destaca a tomada de ar no capô e a moldura em grafite nas rodas laterais, evidenciando sua característica robusta e aventureira.
O propulsor é 1.3 16V que entrega 85 cv de potência e 11,3 kgfm de torque, abastecido somente com gasolina. O que realmente chama a atenção é a altura do solo: são 268 mm, que fazem toda a diferença ao encarar estradas esburacadas e lamacentas. Além disso, há uma chapa que protege a caixa de transmissão de cinco marchas e quatro protetores nas extremidades do sistema de suspensão.
O para-choque da Hilux tem uma aparência mais aerodinâmica e oferece um ângulo elevado. Os faróis são integrados à grelha, oferecendo LEDs e projetores de LED capazes de iluminar com eficiência estradas escuras.
As rodas de liga leve aro 18 têm um design esportivo agradável aos olhos. Na parte traseira, as lanternas são amplas e bem desenhadas. A caçamba contém câmera de ré e maçaneta na área central. A cabine se destaca pelo painel com iluminação azulada e aparatos analógicos, assim como abriga o computador de bordo com 8 polegadas, sistema Toyota Play e navegador. O diferencial fica por conta de entrada e partida serem realizadas sem o uso da chave.
Além de todas essas características, a Hilux contém um motor 2.8 turbodiesel que oferece 205 cv de potência e 51 kgfm de torque, o que é suficiente para aventuras na estrada. Já a transmissão automática realiza trocas rápidas.
Disponível no Brasil desde 2012, o Compass em sua segunda geração ganha destaque pela sua aparência moderna, interior caprichado, motor eficiente, conjunto variado de componentes e diversos modelos.
A atual linha do Compass 2022 conta com quatro versões de acabamento: Sport, Limited, Longitude e Trailhawk. Também oferece motores 1.3 turboflex, transmissão automática de sies velocidades e tração 4x2 ou 2.0 turbodiesel, câmbio automático de nove engates e tração 4x4.
Existem ainda faróis com assinatura LED, caixas de roda quadradas, para-choques resistentes, linha de cintura elevada e lanternas traseiras horizontais, que integram a tampa do porta-malas. Por fim, o veículo apresenta uma altura considerável em relação ao piso, sendo capaz de enfrentar buracos e valetas com facilidade.
O Ford Ranger da atualidade é produzido na Argentina e apresenta mudanças discretas no visual, deixando-o mais tecnológico. O maior destaque é a adoção do FordPass Conect como item de série, que acessa funções do veículo pelo smartphone. É possível conferir localização via GPS, dar partida no motor, ligar o ar-condicionado, verificar o nível de combustível, travar portas, entre outras atividades.
A gama de motores é bastante robusta com opções de 2,2 de 160 cv e 3.2 de 200 cv. O Ford Ranger é estável em estradas de diversas características e pavimentações, o que garante conforto e segurança ao dirigir.
O Renegade tem um design conservador que muda pouco a cada ano. Sua dianteira é conhecida pelos faróis arredondados Full LED, além da grade com sete fendas horizontais. Na parte interna, ele é semelhante ao seu irmão maior Compass, pois compartilham a mesma plataforma de montagem e diversos outros sistemas.
No caso do propulsor 1.8 Flex automático, o Renegade é bastante eficiente, já que há um equilíbrio maior entre desempenho e economia, dando ao veículo um custo-benefício superior.
Também existe a versão com motor 2.0 Multijet II que oferece torque alto em baixas velocidades. Por conta disso, tem um arranque rápido, sendo um pouco mais veloz que o 1.8 Flex convencional.
Mesmo assim ambas as configurações fazem boas retomadas e ultrapassagens com facilidade. Com ruído ligeiramente baixo e consistente, ele é bem silencioso para um carro aventureiro, além de ser bastante confortável em estradas.
O SUV da Ford é um veículo eclético. Tem visual chamativo, é eficiente em condições urbanas e faz viagens por trilhas leves ou rotas aventureiras. Em geral, ele se destaca pelos faróis arredondados, grade abrangente e pelo nome da montadora fixado ao centro. A traseira contém lanternas em LED e estepe preso ao porta-malas, que contém abertura lateral.
Já nas laterais, o design limpo prevalece, com direito a estribos laterais, snorkel do lado direito (em preto fosco), cintura elevada, rack de teto e maçanetas e retrovisores na cor preta. O interior abusa de acabamentos em plástico e lataria nas portas.
O motor de 3.2 Duratorq de cinco cilindros a diesel contém turbocompressor de geometria variável, injeção direta eletrônica Common Rail e intercooler ar-água. Ele entrega 200 cv de potência a até 2.500 rpm, e 47,94 kgfm de torque, a 3.000 rpm, integrado a um câmbio automático de seis engates. Devido à robustez do propulsor, é um veículo extremamente eficiente em estradas íngremes, lamacentas e esburacadas, superando quaisquer obstáculos com facilidade.
O que achou dos melhores carros para trilha mencionados acima? Certamente, você deve ter ficado afim de comprar um desses veículos, seja novo, seminovo ou usado. Nesse sentido, a recomendação fica por conta de fazer a melhor escolha considerando os seguintes fatores: sistema de freio, suspensão, conforto, consumo, potência e capacidade off-road.
Uma sugestão para suas pesquisas é o site MeuCarroNovo. Nele, você vai encontrar diversos modelos e versões com descrições e imagens detalhadas. Acesse e tenha um acervo variado de veículos na palma da sua mão.