Artigos

Conheça as vantagens e desvantagens do carro flex

avatar
Por José Boralli em 16/08/2021 às 00:00
Atualizado em 16/08/2021 às 00:00
Conheça as vantagens e desvantagens do carro flex

Quando surge a oportunidade de realizarmos o sonho de comprar um carro, é fundamental pesquisar algumas informações para fazer a escolha certa.

Algumas questões são mais fáceis de decidir — como a faixa de preço e o modelo do veículo —, enquanto outras costumam acompanhar o motorista ao longo de todo o processo. Afinal, vale ou não a pena comprar um carro flex?

Se você quer tirar essa dúvida de uma vez por todas, está no lugar certo. A seguir, falaremos sobre os prós e contras do motor do carro flex, detalhando cada ponto que você deve levar em consideração na hora de comparar suas opções. Então, vamos lá!

Quais são as vantagens do carro flex?

Levando em consideração as opções de combustível disponíveis no Brasil para veículos utilitários, o carro flex foi criado com um motor capaz de operar com qualquer um deles: etanol ou gasolina. A tecnologia, desenvolvida nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em meados de 2003. De lá para cá, a maioria dos veículos produzidos no país conta com uma versão flex.

Quais são, então, os grandes diferenciais desse tipo de motor?

Redução de custos

Um primeiro ponto que se destaca é o valor do veículo novo ou seminovo. Em geral, carros flex são mais acessíveis, oferecendo uma boa redução de custos para quem quer economizar na hora da compra. O principal motivo é que o próprio governo brasileiro estimula o setor para fomentar a venda de automóveis com esse tipo de motor.

Somado a isso, os modelos flex são populares entre as marcas que fabricam no próprio Brasil. Assim, é possível encontrar diversas opções para a maioria das faixas de preço, inclusive os utilitários mais básicos. Vale destacar que o carro flex também tende a se manter mais valorizado na hora da venda. Consulte a tabela Fipe para conferir!

Poder de escolha

Qualidade e preço são dois critérios predominantes na hora da escolha do tipo de combustível. Nesse sentido, o carro flex dá ao motorista o poder de variar entre etanol e gasolina conforme sua preferência ou necessidade.

Se os preços estão mais interessantes para a gasolina devido a uma queda no mercado do petróleo, é essa a opção! Se é o etanol que está mais convidativo, sem problemas!

Valorização da indústria brasileira

Como mencionamos, a produção de carros flex tomou bastante espaço na indústria brasileira. Logo, a compra de um veículo desse tipo não deixa de representar um estímulo à economia nacional. Além disso, vale destacar que a possibilidade de abastecer com etanol ajuda a reduzir o impacto ambiental do consumo de combustível de origem fóssil.

Quais são as desvantagens desse motor?

Ainda que os prós sejam bastante interessantes — o que levou cada vez mais pessoas a comprar um carro flex —, existem alguns contras que não podem ser ignorados. Confira!

Desgaste do motor

Uma das particularidades do etanol é que, devido à sua composição e à própria temperatura de combustão, ele absorve mais sujeira. Ao longo do tempo, isso pode levar a uma corrosão mais rápida do motor, prejudicando o sistema mecânico como um todo. Em geral, quem sofre esse problema costuma abastecer exclusivamente com etanol, esquecendo de variar periodicamente a escolha.

Contudo, isso não significa que a escolha é necessariamente ruim. Como mostraremos mais à frente, existem estratégias para lidar com cada caso.

Menor performance

O desempenho do carro flex costuma deixar um pouco a desejar, se comparado ao motor comum. Além disso, alguns motoristas enfrentam problemas para dar a partida em dias frios. Como o etanol tem poder de queima inferior em aproximadamente 50% ao da gasolina, ligar o veículo pode ser mais difícil em dias nos quais a temperatura ambiente está abaixo dos 15 ºC.

Para solucionar a questão, os fabricantes costumam adicionar um pequeno tanque de partida a frio, que fica localizado perto do motor. Ainda assim, é possível que a gasolina fique muito tempo parada nele e as dificuldades voltem após alguns anos.

Maior consumo

A adaptação para que o motor possa operar com ambos os combustíveis também compromete um pouco o aproveitamento da substância. O desempenho, como explicamos, fica levemente abaixo, se comparado ao motor comum — e o consumo geral também é um pouco maior.

Nada que torne o carro flex um grande beberrão, mas é importante ter em mente que isso poderá ser sentido, principalmente para quem roda muito.

Como escolher a melhor opção?

Para acertar na escolha, o primeiro passo é identificar qual é exatamente a sua demanda. Precisa do carro para trabalhar ou o foco é o lazer? As distâncias percorridas serão muito longas? Se quer gastar um pouco mais para comprar um modelo mais confortável, será preciso economizar tanto no consumo?

Um veículo com ar condicionado ligado, por exemplo, consome mais combustível — e no caso do carro 1.0, que é um carro com motor menos potente, isso afeta o desempenho. Se o objetivo é economizar e manter o carro andando bem, pode ser mais interessante optar pelo motor a gasolina. Contudo, na maioria dos casos essa diferença não gera impacto tão significativo.

Em relação ao desgaste do motor, citado anteriormente, um bom equilíbrio entre etanol e gasolina tende a ser suficiente. A orientação geral dos fabricantes é intercalar a escolha, evitando o uso exclusivo de um único combustível por muito tempo. Além disso, abastecer com gasolina aditivada periodicamente ajuda a limpar a sujeira do motor.

Por fim, pesquise o consumo médio dos veículos e a opinião de outros proprietários. Pode ser que a diferença no desempenho seja tão pequena que, para o seu caso, ela nem seja notada. Assim, a economia no valor de compra pode ser ainda mais vantajosa.

São diversas particularidades que tornam cada modelo uma boa opção para perfis específicos de motoristas. Por isso, se for comprar um carro flex, lembre-se de fazer uma boa pesquisa de mercado e garantir que os prós superem os contras. Dessa forma, a realização desse sonho não será marcada por dores de cabeça!

Se gostou das dicas e quer conhecer algumas opções de veículo flex ou comum, acesse nosso site e confira as melhores condições para comprar seu carro novo ou seminovo!

Mais sobre o assunto