A compra de um carro é, sem dúvida, uma grande conquista para a maior parte das pessoas. Porém, por se tratar de um bem de alto valor, nem sempre é fácil realizar esse sonho. Na verdade, esse é um objetivo que requer planejamento, pesquisa e muita negociação para se conseguir comprar carro com desconto e com condições mais vantajosas.
Apesar disso, nem todas as pessoas sabem como agir para fazer uma boa negociação e obter um desconto que realmente valha a pena. Nesse ponto, é importante lembrar que com a compra do carro, outras despesas surgirão, como seguro, IPVA e manutenção. Então, toda economia que puder ser feita no momento da compra é muito bem-vinda, não é mesmo?
Pensando nisso, queremos ajudar você. A seguir, listamos 5 dicas para comprar carro com desconto que você pode aplicar e poupar uma boa grana. Continua a leitura e confira!
1. Pesquise bastante e compare preços
A primeira e mais importante dica para quem quer economizar na hora da compra de um carro é pesquisar bastante. Como se sabe, o mercado automotivo é muito diversificado, com diferentes marcas e modelos disponíveis para o consumidor nas mais diversas categorias de veículos.
Então, o primeiro passo para economizar é ter em mente qual o tipo de veículo você busca. A partir disso, pesquise as opções oferecidas pelas montadoras, comparando não somente o preço de venda, mas os itens oferecidos, os descontos e outras vantagens.
Também vale a pena pesquisar mais a fundo sobre as características do carro desejado, avaliando o seu custo de manutenção, seguro, consumo de combustível e revisões. Tudo isso vai ajudar você a reduzir o custo do carro após a compra.
Hoje, pesquisar carros é uma tarefa relativamente simples. Existem plataformas especializadas, com anúncios de vendas dos mais diferentes modelos e marcas, que facilitam todo o processo de busca e possibilitam comprar carro online.
O portal MeuCarroNovo, por exemplo, pode otimizar as suas buscas, deixando você mais perto do seu próximo carro.
2. Procure modelos fora da lista dos mais comprados
Outra dica que pode ajudar você a poupar um bom dinheiro é optar por modelos menos desejados, ou seja, que não estão entre os mais comprados. Na prática, muitas montadoras acabam oferecendo descontos nesses carros, na tentativa de estimular e facilitar a venda. Então, você pode aproveitar para adquirir um bom carro e ainda economizar.
Além disso, os carros mais comprados tendem a ter um custo mais elevado. Isso porque, pela lógica do mercado, quando um determinado produto é muito demandado pelo consumidor, um dos efeitos é o aumento do preço pelo fabricante. Isso também se aplica ao mercado automotivo.
Então, a dica é tirar o foco dos carros mais vendidos e ir em busca de alternativas similares com menos saída, certo? Além disso, hoje é possível comprar um carro popular e bem equipado, o que atende às necessidades da maior parte das pessoas.
Se você deseja comprar carro com desconto é muito importante ser transparente com o vendedor, expondo o seu desejo, suas necessidades e suas possibilidades. Nesse momento, é importante que se tenha em mente que, assim como você quer fazer a compra, o vendedor quer fazer a venda. Então, por que não estabelecer uma negociação que seja vantajosa para os dois lados?
Muitas pessoas simplesmente têm receio, ou até vergonha, de pedir um desconto, estabelecer limites nas negociações ou barganhar vantagens — o que é um grande erro. Com diálogo e respeito, é possível estabelecer uma negociação mais estratégica, o que certamente contribuirá para você realizar uma compra mais vantajosa, economizando seu dinheiro. Pense bem!
4. Prefira fazer a compra no fim ou no início do ano
Nem todo mundo sabe, mas comprar carro no fim do ano pode ser uma excelente maneira de conseguir desconto. Isso acontece porque, ao se aproximar do fim do ano, muitas concessionárias que têm veículos no estoque precisam vendê-los, para evitar a desvalorização ocorrida com a virada do ano.
Assim, é muito comum encontrar empresas fazendo promoções e aplicando descontos mais expressivos, na tentativa de estimular a venda e acabar com os estoques de veículos do ano que está se encerrando. Você pode aproveitar esse momento para fechar um excelente negócio.
Aqui, mais uma vez, reforçamos a importância de se pesquisar bastante, já que praticamente todas as fabricantes e concessionárias aplicam desconto nesse período para acabar com os estoques. Vale a pena pesquisar!
O mesmo raciocínio vale para o início do ano, já que nem sempre as empresas conseguem zerar seus estoques. Então, sempre sobra uma ou outra unidade do ano anterior e que é vendido por um valor menor.
Por último, outra dica que não pode ser esquecida é analisar, com bastante cuidado, as taxas e encargos cobrados nas negociações, especialmente no caso de financiamentos.
Caso prefira adquirir o seu carro por meio de um financiamento auto, compare os custos totais em diferentes instituições, escolhendo aquela que ofereça as melhores condições e um Custo Efetivo Total (CET) mais baixo.
Além disso, esteja atento às taxas cobradas na negociação, verificando se não existe alguma que não pode ser cobrada. Em regra, as lojas não podem cobrar:
- Tarifa de Emissão de Boleto (TEB);
- Tarifa de Emissão de Carnê (TEC);
- Tarifa de Abertura de Crédito (TAC);
- Tarifa de Liquidação Antecipada (TLA);
- Tarifa de Análise de Crédito;
- taxa de retorno e outras.
Então, avalie bem a proposta e, em caso de dúvida, não deixe de questionar o vendedor ou responsável pela negociação antes de tomar qualquer decisão.
Por fim, como foi possível perceber, comprar carro com desconto não é tão difícil. Com algumas estratégias e muita pesquisa, é possível encontrar excelentes oportunidades para realizar o seu sonho de maneira econômica e vantajosa. Então, não faça compras sem planejamento, coloque as dicas listadas em prática e aumente as chances de fazer um bom negócio.
Gostou deste conteúdo e está em busca do seu próximo carro? Então não deixe de conferir as oportunidades de compra disponíveis no portal MeuCarroNovo. São milhares de opções à disposição. Uma delas pode ser a que você procura. Acesse!