Você sabia que a postura correta para dirigir é algo que vai além do bem-estar do condutor? Andar com o banco ajustado corretamente garante não apenas conforto para o motorista, mas potencializa fatores de ação e reação, garantindo segurança no trânsito.
Antes de assumirmos o volante de um carro, a primeira coisa que devemos fazer é regular diversos detalhes ergonômicos, como bem aprendemos nas aulas de direção defensiva. Ao adotar uma posição adequada, braços e pernas ganham tempo e força para realizar desvios rápidos e outros movimentos importantes, reduzindo a probabilidade de lesões musculares.
Quer saber qual é a postura correta para dirigir seu automóvel? Então, as dicas práticas deste conteúdo são ideais para você. Conheça agora as melhores recomendações de ergonomia para motoristas.
Apoie sua cabeça no banco
Para apoiar a cabeça corretamente, regule a altura e o encosto do banco em uma posição que favoreça a distribuição do peso do seu corpo. Depois, ajuste-se de modo que a cabeça fique apoiada na parte de cima do banco. Isso vai beneficiar sua postura, evitando lesões, dores e danos em caso de movimentações bruscas, frenagens de emergência ou acidentes.
Se sua estatura for muito elevada para seu automóvel atual, uma boa saída é pesquisar sobre carros para pessoas altas e avaliar a possibilidade de adquirir um veículo mais confortável e ergonômico.
Ajuste o cinto de segurança
Atualmente, a grande maioria dos veículos produzidos contêm o ajuste de estatura para os cintos de segurança. Só que muitos condutores ignoram a presença e a importância desse aparato ergonômico, dirigindo com o acessório próximo ao pescoço (no caso de pessoas mais baixas) ou ao antebraço (no caso de pessoas mais altas).
A recomendação é que o cinto de segurança fique próximo ao corpo do motorista, mas nunca justo. A faixa superior deve ficar no meio do ombro, para evitar estrangulamento em caso de colisões. Já a faixa inferior deve ficar justa no abdome, nunca afrouxada.
Deixe seus pés no assoalho
Se você deseja ter uma posição ergonômica privilegiada e evitar problemas, é necessário que os seus pés fiquem apoiados no assoalho do carro. Se você tem baixa estatura e seus pés ficam longe do chão — o que prejudica a flexão dos joelhos —, pode sofrer acidentes por conta da redução de força na hora de acionar a embreagem, frear e acelerar o automóvel.
Mais uma vez, vale dizer que a maioria dos carros têm ajuste de altura do banco, o que permite abaixá-lo. Dessa forma, você não deixa os pés longe do assoalho. Além disso, outra situação que pode ser prejudicial é deixar os pés apoiados nos pedais ou embaixo do banco — isso pode forçar as pernas de forma desnecessária, gerando fadiga e enfraquecimento muscular.
Ajuste o banco corretamente
Para assentos inclináveis, é importante fazer o ajuste entre 100° e 120°. Apoios muito retos tensionam as costas e causam desconforto a longo prazo. Em contrapartida, bancos excessivamente inclinados causam o deslizamento do cinto, aumentando o risco de lesões em uma colisão.
Ao se sentar para dirigir, mantenha uma distância de três dedos entre o painel do carro e os joelhos. Deixar as pernas livres evita o pressionamento das veias, o que favorece a circulação do sangue e melhora a dirigibilidade.
Apoie os braços
O apoio correto dos braços evita que eles fiquem soltos por muito tempo. Os braços precisam estar alinhados de acordo com os cotovelos e dobrados em um ângulo de 120° para evitar fadiga. Caso fiquem esticados por um longo período, podem lesionar o pescoço e os ombros.
Para verificar o posicionamento correto dos braços, basta imaginar uma abertura de 90° e aumentá-la um pouco. Por fim, é importante apoiar os ombros no banco enquanto estiver com as mãos no volante.
Lembre-se da lombar
A lombar é a parte das costas que conecta o tórax, a cintura e as pernas, sendo responsável pelos movimentos de locomoção do corpo, como levantar, andar e sentar. Cuidar dessa estrutura diminui problemas de compressão e circulação dos órgãos.
O ideal é apoiá-la totalmente no encosto do banco, desde que a curvatura da lombar seja respeitada, pois cada pessoa tem sua arqueadura natural. Uma dica é colocar uma almofada pequena na parte inferior da coluna para preencher o espaço, garantindo apoio correto no assento.
Deixe os retrovisores na posição correta
Os espelhos são essenciais para facilitar a visualização enquanto alguém dirige, sem que seja necessário inclinar ou girar a cabeça e o tronco. Ou seja, somente os olhos devem ser movimentados pelo condutor.
Portanto, arrume os retrovisores para visualizar as vias ao redor. Garanta que somente uma parte da traseira do carro seja vista nos espelhos laterais — isso reduz os pontos cegos de forma significativa.
Utilize calçados adequados
Calçados que escorregam durante a direção são desconfortáveis, aumentam a probabilidade de acidentes e até lesionam os pés. Um pequeno deslizamento já compromete o desempenho do motorista, que pode acelerar ou frear mais ou menos que o necessário, por exemplo.
A escolha do calçado é indispensável para evitar esses problemas, mas também é uma regra de trânsito imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O inciso IV dessa Lei informa que dirigir usando calçado que não se firme aos pés constitui infração de trânsito.
Nesse sentido, a recomendação é usar, preferencialmente, tênis ou sapatos confortáveis, para guiar seu automóvel com segurança.
Faça paradas e alongamentos
Algumas pessoas passam o dia todo dentro do carro. É o caso de quem trabalha em outra cidade ou carrega passageiros, como taxistas ou motoristas de aplicativos. Devido ao longo período na direção, a sensação de fadiga muscular e mental se torna mais evidente.
O ideal é fazer pausas periódicas durante ou após as viagens. Se esse for seu caso, pare para descansar a cada duas horas ou 100 km rodados. Além disso, é válido fazer alongamentos após passar muitas horas ao volante. Veja algumas orientações:
- coluna lombar — fique sentado, dobre os joelhos e segure as pernas junto ao peito por 30 segundos;
- pescoço —puxe a cabeça para o lado direito e alongue o pescoço sem forçar demais. Em seguida, faça o mesmo com o lado esquerdo. Mantenha cada posição por 15 segundos;
- braços e costas — entrelace os dedos das mãos e estique os braços para frente e para cima. Mantenha cada posição por 15 segundos;
- peitoral — entrelace os dedos e coloque os braços para trás das costas por 10 segundos ou mais;
- ombros — faça movimentos circulares com ombros para frente e para trás.
Como visto, a postura correta para dirigir exige alguns cuidados importantes. Para desenvolver o hábito de manter o corpo devidamente alinhado, basta ter um pouco mais de atenção antes de assumir o volante, bem como redobrar a concentração ao dirigir. Assim, você mantém sua saúde em dia, não desenvolve dores localizadas e outros problemas causados pela má postura.
E então, o que achou das dicas ergonômicas deste artigo? Que tal acompanhar as novidades do MeuCarroNovo de perto? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo.