Comparativos

Seminovo ou usado: quais são as diferenças entre eles?

Por Redação em 07/02/2020 às 00:00
Atualizado em 07/02/2020 às 00:00
Seminovo ou usado: quais são as diferenças entre eles?

Quando se pensa em trocar de carro, vem aquela dúvida: será que um automóvel novo vale o investimento? Não vale mais a pena investir em um seminovo ou usado em boas condições? Afinal, a gente sabe que um carro 0 km perde cerca de 20% do seu valor assim que sai da concessionária.
Neste artigo, vamos apresentar as principais características dos carros seminovos e também dos usados, para você entender as diferenças entre eles e tomar a melhor decisão. Entre os pontos que vamos abordar estão o tempo de uso que caracteriza cada tipo, bem como a quilometragem e a quantidade de donos.
É isso que você está procurando saber? Então, pise fundo e continue a leitura agora mesmo!

O QUE CARACTERIZA UM CARRO SEMINOVO?

Há algumas características decisivas para classificar um carro como seminovo ou usado. Confira a seguir o que faz com que um automóvel possa ser chamado de seminovo.

TEMPO DE USO

Para um carro ser considerado seminovo, é fundamental que ele esteja funcionando perfeitamente. A parte mecânica deve estar intacta, com peças originais de fábrica. A lataria não pode ter amassados ou arranhões. Tampouco a parte interna — bancos, volante, painel — pode ter alguma marca, rasgo ou rachadura.
Espera-se que um carro seminovo tenha no máximo dois ou três anos de uso. Após esse período, é mais difícil que ele não tenha passado por algum desgaste mais profundo, seja em peças, seja na própria lataria e nos assentos.
No entanto, o tempo de uso não pode ser o único guia no enquadramento de um carro como seminovo. Mesmo que o automóvel tenha apenas um ano de uso, se ele já apresenta marcas, desgaste no volante ou arranhões, não pode mais ser considerado como tal. Se sofreu alguma batida, então, nem pensar!

QUILOMETRAGEM

A quilometragem é outro fator decisivo na classificação de um carro como seminovo. Idealmente, considera-se que, caso tenha até 20 mil quilômetros rodados, o automóvel ainda possa ser considerado seminovo.
Acima disso, ele já passa a ter mais desgastes e, inclusive, fica mais próximo de precisar de trocas de peças, como pastilhas de freio, amortecedores e outros itens da suspensão. Os pneus também já começam a ficar carecas e devem ser trocados.

QUANTIDADE DE DONOS

Essa é outra marca sobre a qual não se tem muito o que discutir: o carro seminovo teve dono único e ponto final! Se o automóvel já passou pelas mãos de mais de uma pessoa, é um carro usado. Não faz mais diferença a quilometragem rodada e o tempo de uso.

O QUE É CONSIDERADO UM CARRO USADO?

Quando se fala em comprar carro usado, a conversa já muda um pouco. É possível ser um tanto mais tolerante em relação a tempo de uso, quilometragem e quantidade de donos. Afinal, esse carro não tem a ambição de ser considerado seminovo — mas ainda pode ser uma boa opção, desde que esteja em boas condições. Veja mais características a seguir.

TEMPO DE USO

Carros com mais de três anos de uso não podem ser enquadrados como seminovos. Mas não é porque são usados que não tenham qualidade. Automóveis bem cuidados e com baixa quilometragem, que passam por revisões periódicas, são uma opção segura para quem procura trocar de carro sem gastar muito.
Naturalmente, os carros usados vão precisar de manutenções mais seguidas. Porém, se forem dirigidos com cuidado e revisados com frequência, é possível se antecipar a problemas mais sérios. Assim, não se gasta muito para mantê-los rodando com suavidade e segurança.

QUILOMETRAGEM

Um carro que tenha rodado mais de 20 mil quilômetros já é considerado usado, mesmo que tenha pouco tempo de estrada. Afinal, quanto mais se usa um automóvel, mais ele se desgasta. Pneus, pastilhas de freio, suspensão… Todas essas peças têm uma vida útil limitada e demandam trocas.

QUANTIDADE DE DONOS

Se um carro, para ser considerado seminovo, obrigatoriamente deve ter passado por um único dono, o usado já é mais flexível. Mas atenção: em geral, quanto menos donos um automóvel teve, a tendência é que ele esteja em melhores condições.
Isso, no entanto, não é uma regra. Se o carro já teve dois ou três donos, e todos eles eram cuidadosos, é possível que ele esteja em bom estado. A decisão pela compra deve levar essa informação em consideração, mas não deve ser a única questão a definir o que será feito.

O QUE LEVAR EM CONTA NA HORA DE COMPRAR CARRO SEMINOVO OU USADO?

Confira, a seguir, algumas dicas na hora de comprar um carro, seja ele seminovo ou usado.

  • informe-se sobre troca de peças — procure saber se o carro está com as peças totalmente originais. Em um seminovo, se esse é um bom sinal, em um carro usado, o melhor é que ele tenha passado por algumas manutenções para que rode com mais segurança;
  • verifique as condições — veja o estado da lataria, dos vidros, do estofado, da parte elétrica e outros sinais mais superficiais. Mas não deixe de consultar um mecânico de confiança para entender se o motor e as demais peças estão adequadas ou vão demandar manutenção logo após a compra;
  • preste atenção a batidas — se o trabalho de recuperação, chapeamento e pintura foi bem-feito, é difícil identificar se um carro foi batido ou não. Ainda assim, procure ajuda de um profissional para tentar descobrir se o automóvel passou por algum acidente.

Seja qual for o tipo de carro que você está buscando, o mais importante é ter calma na hora de escolher e decidir. Observar o automóvel, sentir-se bem nele e ter certeza de que o carro não vai dar problema é a coisa mais importante. De nada adianta ter pressa para comprar e acabar se arrependendo depois.

Gostou do artigo? A ideia era esclarecer as principais diferenças entre um automóvel seminovo ou usado, para que você possa fazer a melhor escolha na hora de trocar de carro. Afinal, estamos falando de um investimento considerável, e ninguém gosta de comprar gato por lebre.
Para continuar acompanhando as dicas e novidades da BV, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Sua busca pelo veículo perfeito acaba aqui NaPista. Aqui você encontra uma busca personalizada, com apoio de especialistas ao longo de toda a sua experiência – agora você pode contar com quem realmente entende.
© 2024 NaPista • Todos os direitos reservados. •
Termo de uso
Política de privacidade
BVIA Negócios e Participações S.A. - CNPJ: 12.770.190/0001-05
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 180, Andar 16, Itaim Bibi - CEP 04543-000, São Paulo - SP
uma empresa banco BV