Artigos

Qual a hora certa de trocar o amortecedor?

avatar
Por José Boralli em 30/07/2021 às 00:00
Atualizado em 30/07/2021 às 00:00
Qual a hora certa de trocar o amortecedor?

Com o tempo, mesmo o mais cuidadoso dos motoristas precisa fazer uma manutenção corretiva no seu automóvel. Isso pode significar, por exemplo, trocar amortecedor do carro.

O amortecedor é uma das peças principais do automóvel, pois seu funcionamento afeta vários sistemas, do motor às rodas, passando pela suspensão. Até mesmo o conforto do motorista (e seu cansaço ao dirigir) é impactado por ele.

Portanto, é essencial estar esperto com os sinais de que chegou a hora de trocar amortecedor. Quer saber como identificar o momento? Então siga a leitura abaixo com atenção!

Qual a função do amortecedor no carro?

Um amortecedor tem três funções específicas e interligadas dentro de um carro.

  • Controlar a abertura e o fechamento das molas do sistema de suspensão.
  • Desse modo, ele pode manter os pneus em contato com o solo mesmo quando ultrapassar obstáculos.
  • Assim, é possível proporcionar estabilidade na direção, o que gera conforto e segurança.

Simples de entender, não é mesmo? Portanto, o amortecedor é uma peça de vital importância para um carro e um motorista. Muita coisa pode dar errado se ele estiver com problemas.

Um dos cenários claros de um amortecedor defeituoso, por exemplo, é um aumento repentino no seu gasto com combustível, pois até mesmo nisso ele influencia.

A lógica dos eventos é a seguinte: se o amortecedor não funcionar direito, as molas da suspensão não se fecham e abrem no momento certo. Por causa disso, o pneu ficará desalinhado.

Pneus desalinhados, por sua vez, têm maior resistência à rodagem. Por causa disso, é necessário que o motor faça força extra, a fim de mover o carro. Para aumentar a potência, o motor queima mais combustível, e então você passa a ter um gasto maior.

Viu como cada elemento do carro está conectado com outro? Isso cria uma corrente de causa e consequência que faz com que seja essencial cuidar bem do automóvel para conservá-lo o máximo possível.

Quais os sinais de que ele precisa ser trocado?

Agora que você já entendeu a importância de ter atenção a cada detalhe do carro, vejamos a seguir quais são os sinais de que chegou a hora de trocar o amortecedor.

Veja abaixo pontos que merecem sua atenção!

Pneus desgastados

Como a função do amortecedor é controlar as molas que mantêm os pneus com aderência ao solo e absorvem o impacto sofrido, podemos perceber falhas na peça pelo desgaste nos pneus.

Se a banda de rodagem dos pneus do seu carro apresentar desgastes irregulares (um pouco aqui, um pouco ali, em vez de um desgaste uniforme por toda a banda), é sinal de que um ou todos os amortecedores estão com problema.

Barulho ao rodar

Lembra que os amortecedores ajudam a manter o carro estável? Então, caso não estejam em ordem, as molas não vão lidar com o impacto natural de andar, passar por lombada, subir ou descer ladeira e por aí vai.

O resultado será que o seu carro ficará barulhento conforme dirige, já que os impactos estão indo para onde não devem.

Tendência de aquaplanagem

Se você sente que o automóvel está “escorregando” muito quando a pista está molhada, pode ser sinal de problema no amortecedor. Claro que essa não é a única explicação (alguns pneus são péssimos para lidar com água na rua), mas pode ser a causa.

Aumento da distância de frenagem

Caso o automóvel comece a demonstrar um pequeno aumento na distância de frenagem, é sinal de que os amortecedores não estão fazendo seu trabalho adequadamente.

Isso porque eles precisam ativar as molas da suspensão para receber o impacto natural de frear o carro. Portanto, os pneus não conseguirão ter a aderência necessária na hora. Se não fizerem isso, a frenagem leva mais tempo e é brusca.

Vazamento do fluido

Um indício claro de problema nos amortecedores é tirar o carro da garagem de manhã e reparar uma mancha de fluido no chão. Ao perceber isso, leve o automóvel para uma oficina, pois chegou a hora de fazer a troca.

Perda de controle do carro nas curvas

Quando os amortecedores do carro estão com problemas, podemos sentir que eles ficam um pouco “soltos” ao dirigir. Isso é especialmente notável quando fazemos curvas um pouco mais fechadas e sentimos a perda de controle do automóvel. Isso ocorre porque, como os amortecedores não estão funcionando do jeito certo, a aderência do pneu na pista fica prejudicada.

Balanço nas arrancadas

Outro indício para se ter atenção e que pode indicar problema no amortecedor é quando o carro balança nas arrancadas. Isso acontece porque a arrancada causa um certo impacto nos pneus. Sem os amortecedores, as molas não absorvem esse impacto, e ele passa para o restante do carro, que perde estabilidade.

Como trocar o amortecedor?

Você reparou em pelo menos uns 3 ou 4 dos sinais que listamos acima. Nesse caso, é hora de trocar o amortecedor do seu carro. Mas como fazer isso da maneira correta?

O primeiro ponto é não entrar no YouTube e achar que você pode fazer a troca sozinho. Esse tipo de procedimento é bem complicado e somente um mecânico especializado deve realizá-lo.

Portanto, vá até uma oficina mecânica de confiança e relate os problemas para o especialista. O primeiro passo será fazer um diagnóstico para confirmar que os amortecedores estão com problema mesmo.

Depois de confirmado o defeito, chegará a hora de comprar uma nova peça. Pode ser que você encontre um mecânico ou lojista que queira vender um amortecedor recondicionado. São peças que recebem uma troca de fluido para voltar ao mercado.

Não é recomendado usar um amortecedor recondicionado, porque tais itens não conseguem lidar com altas temperaturas (um amortecedor novo suporta mais de 110ºC) e podem gerar problemas maiores. Para identificar se o componente que você vai comprar é novo, procure pelo logotipo do fabricante. Em peças recondicionadas, o logotipo é raspado.

Além disso, compre uma peça original e da mesma marca daquela usada no seu carro. Isso garantirá a qualidade da direção e evitará problemas no futuro. Lembre-se de que o amortecedor é um elemento de segurança, portanto, não devemos brincar com ele.

Por fim, para não ter problemas ao trocar o amortecedor, tenha uma rotina constante de manutenção da peça. O ideal é levar o carro para revisão a cada 10 mil quilômetros rodados, pois a troca deve acontecer a cada 40 mil quilômetros.

Assim, ao trocar o amortecedor, você consegue garantir a sua segurança e da sua família, além de evitar altos gastos surpresas com problemas evitáveis.

E aí, gostou do nosso artigo e de aprender como identificar a hora de trocar amortecedor? Então siga nossas redes sociais e acompanhe conteúdos de qualidade! Estamos no Facebook e no YouTube!

Mais sobre o assunto