Pesquisar sobre carros resistentes é essencial para saber como evitar quebras frequentes e economizar com manutenções preventivas, preditivas e corretivas. Ao filtrar suas escolhas, é possível conhecer o veículo ideal para suprir sua demanda diária com eficiência.
Nesse sentido, existe um índice que ajuda a tomar a melhor decisão sobre qual automóvel comprar sem peso na consciência. Afinal de contas, dirigir deve ser um momento de conforto, tranquilidade e praticidade.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com uma lista de carros resistentes para considerar no momento de fazer uma compra à vista ou financiada. Continue lendo para conhecer os modelos mais promissores do mercado automotivo.
O que é o Índice de Manutenção Veicular (IMV)?
São vários os fatores ao comprar um automóvel. O principal é a quantia necessária para mantê-lo funcionando. Existe um indicador que avalia esse custo, sabia? Sim! É o Índice de Manutenção Veicular (IMV). Quanto maior for o número, mais custosa será a revisão e os reparos do modelo, bem como do seguro auto.
O cálculo desse índice tem como base os custos das peças, fluidos, mão de obra e frequência de manutenções informada pelo manual do proprietário. Após esse levantamento, o IMV é calculado por meio da soma dos componentes dos três tipos de manutenção (preventiva, preditiva e corretiva). O resultado fica entre 10 e 60, sendo que quanto menor o resultado, melhor é a classificação econômica.
Quais são os automóveis mais resistentes do mercado?
Após conhecer o que é o IMV e como ele afeta os custos do automóvel, vamos à lista de carros mais resistentes do mercado. Confira!
Celta (IMV 20)
O Celta apresenta uma dimensão pequena, pois foi projetado para ser usado em cidades. Tem um motor 1.0 suficiente para lidar com terrenos diversos e resistir ao clima quente do Brasil. É uma máquina que garante boa aceleração (de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos) e velocidade máxima (154 km/h). A potência é ideal para lidar com morros sem muita dificuldade, desde que não esteja com muito peso.
Novo C3 Hatch 1.2 (IMV 25)
O Hatch da marca francesa tem bons motivos para ser escolhido. O C3 1.2 é econômico e apresenta o desempenho sólido para sua proposta. O motor do carro faz 84/90 cv e 12,2/13 kgfm com gasolina e etanol, respectivamente.
Na parte de dentro, ele mantém o mesmo padrão da linha, que apresenta acabamentos de qualidade e texturas atraentes nos bancos. O painel conta com cinco difusores prateados e tonalidade escura (tungstênio) no pequeno dispositivo central. Contém tela touch multimídia de 7 polegadas, que vem com MirrorLink e Apple Car Play para calcular rotas.
Novo Palio Attractive 1.0 (IMV 20)
O propulsor 1.0 da linha Fire veio da geração anterior. Ele garante 75/73 cv de potência e 9,9/9,5 kgfm de torque a 4.500 rpm com álcool e gasolina, respectivamente. A transmissão de marchas é manual de cinco engates, o volante é hidráulico e o sistema de suspensão segue o estilo McPherson, independente na dianteira e semi-independente na traseira.
A dirigibilidade é progressiva e segura — agradável em manobras sem ser muito leve em alta velocidade. O impacto é macio, retém muito bem as irregularidades do piso, deixando o novo Palio estável durante as corridas.
Ka 1.0 (IMV 22)
Com inspiração em veículos esportivos, o novo Ka tem um bom design. A primeira impressão de seu interior é excelente para a proposta do automóvel: a cabine tem uma apresentação que muitos motoristas gostariam de ver em um modelo barato.
O motor 1.0 entrega 80/86 cv e 10,2/10,8 kgfm com o derivado do petróleo e o combustível vegetal. O sistema não vibra tanto como nas versões anteriores, resultando em um funcionamento suave. Os ruídos são moderados e o acelerador reponde bem aos comandos do condutor. É o carro ideal para motoristas que querem bom desempenho e economia.
Civic LXS 1.8 (IMV 27)
O Civic LXS tem um visual mais conservador, com partes menos ousadas, como a traseira, a fim de agradar mais pessoas. Sofreu uma atualização no sistema mecânico na nona geração. Tem um motor 1.8 com válvulas variáveis, 140 cv de potência e torque de 17,7 kgfm. A performance com etanol ou gasolina é bastante equilibrada.
A suspensão é resistente, e o rolamento das carrocerias em manobras é quase imperceptível. Rodas e pneus se agarram ao piso, mantendo uma boa firmeza nas mudanças de curso. Em acelerações e frenagens, raramente empina a frente ou a traseira. Em retas, o equilíbrio é mantido, e o veículo não flutua em altas velocidades.
HB20 (IMV 23)
Os pontos em que o novo HB20 (modelo 2020) mais teve mudanças em relação à versão antiga (de 2012) foi na parte mecânica. Os modelos aspirados de 1.0 mantiveram o motor de 75/80 cv, enquanto o motor 1.6 apresenta duplo comando variável, garante 130 cv e torque de 17,5 kgfm e oferece um câmbio automático de seis marchas.
A ergonomia ao dirigir é um grande diferencial, mas ficou mais acessível com adoção do novo painel, que tem dispositivo multimídia com tela flutuante. Dependendo dos adicionais, é possível ter um quadro de funcionalidades que une o conta-giros a uma tela digital monocromática.
Novo Versa (IMV 21)
Além do design sofisticado e porte maior, o Novo Nissan Versa oferece aparatos tecnológicos tentadores, como alerta de ponto cego, aviso de objetos em bancos, frenagem automática de emergência, monitoramento em 360 graus, notificação de tráfego traseiro, entre outras facilidades.
Ele vem ainda com assentos Zero Gravity, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, entrada sem chave, faróis full LED, partida por botão, piloto automático e rodas de liga leve.
Tem um propulsor HR16DE 1.6 Flex com 114 cv e 15,6 kgfm. Trazendo um acabamento mais refinado com revestimento soft e opção de dois tons, esse sedã é muito tentador para quem gosta de uma direção potente, espaçosa e aconchegante.
Esses são os modelos de carros mais resistentes do mercado. Certamente alguns chamaram sua atenção não só por causa do IMV baixo, mas também pelas características gerais e funcionalidades de bordo. Para fazer a melhor escolha, considere suas demandas e necessidades diárias, bem como seu orçamento para comprar um novo, seminovo ou usado. Ao analisar todas as possibilidades, você fará uma compra consciente, sem arrependimentos.
Gostou deste post? Então, confira o site do Meu Carro Novo e encontre seu próximo automóvel à vista ou parcelado. Temos milhares de opções para você conferir. Aproveite!