Você certamente já deve ter notado que o padrão das placas dos veículos brasileiros foi alterado recentemente, ficando bem diferente do modelo que já estávamos acostumados há anos. Essa mudança passou a ser obrigatória em fevereiro de 2020 e deve ser observada em todos os estados brasileiros, conforme legislação vigente.
A adoção do novo modelo para a Placa de Identificação Veicular (PIV) certamente tem os motivos. A pergunta que fica é: você sabe quais são eles? Se ainda não, este artigo vai ajudá-lo a entender melhor.
Continue a leitura e conheça os benefícios da placa Mercosul e as suas principais características!
Entenda o que é a placa Mercosul
De maneira simplifica, a placa Mercosul nada mais é do que o novo modelo de dispositivo utilizado para reconhecer todos os veículos que são registrados no Brasil e que estão em circulação pelo território.
Na prática, a finalidade do novo padrão de placas é exatamente a mesma dos modelos anteriores: permitir a identificação rápida e precisa de cada veículo que circula pelas nossas vias, a partir de uma sequência única de números e letras.
No entanto, em relação ao padrão anterior — que ainda está presente na maioria dos automóveis nacionais —, a placa Mercosul traz uma série de avanços ao processo de identificação dos veículos, garantindo ainda mais economia e segurança para os proprietários.
Principais características do novo padrão de placas
O novo padrão de placas agora apresenta uma série de características especiais que, como você já deve ter notado por aí, são bastante diferentes do modelo tradicional. Nesse sentido, por exemplo, as características mais marcantes são:
- sequência alternada de números e letras;
- fundo branco;
- presença do emblema do Mercosul na parte superior esquerda;
- ausência da tarja com o município e estado em que o veículo foi licenciado;
- presença de uma tarja azul com a inscrição “Brasil”;
- presença de um QR Code;
- tarja holográfica no canto esquerdo.
Além dessas mudanças, um outro ponto que merece destaque é o fato de a placa Mercosul não exigir mais o lacre de segurança, que era utilizado para evitar que a placa fosse retirada do veículo ou substituída por uma outra.
Outra mudança importante se relaciona com a identificação da categoria do veículo. Na placa Mercosul, essa categoria é definida a partir da cor em que são pintadas as letras e números, ficando da seguinte forma:
- preto — carros de passeio;
- azul — carros oficiais;
- verde — veículos destinados a testes;
- vermelho — veículos comerciais;
- cinza — veículos de colecionadores;
- amarelo — veículos de órgãos diplomáticos ou consulares.
Os benefícios da placa Mercosul
A substituição do padrão das placas dos veículos brasileiros não está relacionada com as questões estéticas — embora as novas placas tenham um visual mais moderno e bonito, para muitas pessoas.
Na verdade, a proposta de atualização para a placa Mercosul apresenta uma série de benefícios importantes e que, inclusive, justificam toda essa mudança. Confira, a seguir, algumas das vantagens que o novo modelo oferece!
Mais segurança
Do ponto de vista da segurança, o principal benefício da placa Mercosul está no fato de ela garantir uma maior rastreabilidade à placa. Em razão dos diferentes dispositivos de segurança inseridos no novo modelo, como a tarja holográfica, a clonagem e a falsificação das placas se tornou ainda mais difícil.
Nesse quesito, a presença do QR Code único no lugar do tradicional lacre, por exemplo, permite às autoridades consultar os dados do veículo e as informações relacionadas à fabricação da placa — o que é um diferencial importante em termos de segurança.
Redução de custos
Sem dúvida, uma das principais vantagens da placa Mercosul se relaciona com a questão da economia. Como você deve saber, as placas tradicionais têm uma tarja com a cidade e estado onde o veículo foi emplacado.
Em razão disso, sempre que há a necessidade de transferir o veículo de localidade, é preciso afixar uma nova tarjeta, com a inscrição do nome do novo município para o qual a transferência foi feita. Tudo, como você já deve imaginar, sempre tem um custo para o proprietário.
Por outro lado, com a placa Mercosul, essa tarja foi removida. Isso significa que não será mais necessário arcar com os custos da compra de uma nova tarjeta, nem com o valor desse serviço de substituição junto ao Detran.
Facilidade de remoção
Outro benefício da placa Mercosul é a sua maior mobilidade. Diferentemente do modelo tradicional, o novo padrão permite que a placa seja retirada pelo próprio proprietário do veículo, sem que isso represente qualquer violação às normas.
Como dissemos, o novo modelo de placa não requer o uso do lacre de segurança para fixá-la ao veículo. Assim, caso seja preciso, é possível remover a placa sem qualquer dificuldade. Mas você deve estar se perguntando sobre a real utilidade disso, certo?
Essa característica é muito útil, por exemplo, para pessoas que precisam transportar uma bicicleta em um suporte traseiro. Nesse caso, como as bicicletas podem esconder a placa, é possível retirá-la e colocá-la diretamente no suporte, para que possa ser visualizada.
O mesmo vale para picapes que precisam circular com cargas volumosas, que exigem a utilização de um extensor de caçamba. Nesse caso, a placa também pode ser fixada diretamente no extensor, por exemplo, permanecendo visível.
No caso do modelo tradicional, o proprietário precisa solicitar uma autorização especial junto ao Detran e adquirir uma nova placa, para que esta seja fixada no extensor — ou seja, além de ser mais burocrático, ainda tem altos custos.
Maior eficiência na fiscalização
Um grande avanço trazido pela adoção da placa Mercosul se relaciona com o processo de fiscalização dentro e fora das cidades. Nesse sentido, por exemplo, a presença do código bidirecional otimiza o trabalho de agentes de trânsito, que podem consultar diversas informações do veículo e da própria placa, com um uso de um aplicativo de celular.
Por fim, a placa Mercosul chega com a proposta de tornar o processo de identificação de veículos muito mais ágil, eficiente e moderno, seguindo o padrão utilizado em outros países que fazem parte do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Uruguai.
Por isso, se você está pensando em comprar ou trocar de carro, ao fazer o primeiro emplacamento ou transferir o veículo para o seu nome, além de atentar aos documentos do carro, será necessário também substituir a placa, atendendo ao novo padrão.
Agora que você já conhece os benefícios da placa Mercosul, não pare por aqui! Entenda também o que diz a lei sobre a placa Mercosul para carros seminovos. Confira o nosso post sobre o tema!