Artigos

Melhores tipos de combustíveis nos postos de gasolina

avatar
Por José Boralli em 27/01/2022 às 00:00
Atualizado em 27/01/2022 às 00:00
Melhores tipos de combustíveis nos postos de gasolina

Se existe algo que todo motorista considera na hora de abastecer seu carro é o preço sugerido. Porém, além de avaliar valores, escolher entre os melhores tipos de combustíveis demanda muita atenção.

Isso porque muitos locais de abastecimento oferecem uma grande variedade aos condutores. Alguns produtos dão mais potência; outros, maior rendimento. Sem falar naqueles que reduzem a emissão de poluentes na atmosfera. Mas como fazer a melhor escolha?

Para responder a essa questão, criamos este conteúdo. Aqui, reunimos os melhores tipos de combustíveis que podem ser utilizados no seu automóvel novo ou seminovo, dependendo do seu modelo. Veja!

Gasolina comum

É o produto mais consumido pelos carros de passeio, sendo derivado do petróleo e com composição obrigatória de 27% de etanol anidro em sua solução. A octanagem (resistência à detonação) equivale a 87 IAD (índice antidetonante) e sua proporção de enxofre é de 50 ppm (partes por milhão).

A gasolina comum lança gases prejudiciais ao meio ambiente, além formar sujidades nas válvulas do motor por causa da queima. Esse tipo de resíduo pode diminuir o desempenho do carro e aumentar o consumo.

Gasolina aditivada

É semelhante ao tipo anterior, mas contém detergentes dispersantes que limpam os componentes do motor e aditivos que lubrificam todo o sistema. Ela pode ser usada de forma periódica ou integral. Como a queima do combustível forma resíduos, vale muito utilizá-la regularmente, pois economiza combustível e polui menos. A sua coloração é esverdeada.

Gasolina premium

A gasolina premium é uma alternativa recomendada para automóveis de alta potência e compressão, como os esportivos de luxo, que a identificam quando entra no sistema. Tem octanagem mínima de 91 IAD que garante o melhor aproveitamento da potência do motor. Outro destaque é a baixa concentração de etanol anidro (25%), além da presença de uma tonalidade alaranjada.

Gasolina formulada

É uma composição formulada e mais barata, elaborada por meio de uma mistura recomendada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Ao encaixar nesse padrão, não causa nenhum dano ao motor do carro.

O risco é que os insumos adicionados podem ficar fora dos padrões no processo de produção, deixando o produto no limite de tolerância funcional. Assim, pode causar problemas como excesso de consumo, dificuldade de partida a frio, vaporização e formação de resíduos.

Diesel comum

É o combustível mais vendido do Brasil por conta da grande quantidade de caminhões e SUVs nas estradas. O diesel comum apresenta uma composição rica em átomos de carbono e hidrogênio; e mínima de nitrogênio, oxigênio e enxofre.

A sua vantagem é sentida pelo alto rendimento do motor, garantindo baixo consumo e elevada autonomia. Por consequência, o produto lança um volume reduzido de dióxido de carbono no ambiente. Em geral, sua cor é vermelha.

Diesel S-10

É outra opção de diesel presente no mercado e que apresenta teor máximo de 10 ppm de enxofre, sendo pouco nocivo ao ecossistema. O S-10 é ideal para a tecnologia de controle de emissões dos motores a diesel, além de reduzir emissões de partículas em até 80%.

É possível abastecer carros como jipes e SUVs com essa solução, um pouco mais cara que a versão comum. A sua aparência pode ser amarelada ou incolor, chegando a alaranjada ou marrom por causa da parcela de biodiesel presente em sua mistura.

Diesel aditivado

Esse diesel contém uma série de aditivos, como anticorrosivos, detergentes dispersantes e antiespumantes, diminuindo o tempo de abastecimentos e garantindo o enchimento total do tanque de combustível. Ele pode ser encontrado com o nome de S-500, pois tem 500 ppm de enxofre, sendo indicado para modelos com motores rodoviários fabricados até 2012.

Diesel Premium

Esse produto também conta com aditivos funcionais para melhorar o desempenho e proteger o motor. O seu grande diferencial é a maior concentração de cetano, composto que mede a qualidade da ignição do óleo diesel. Ele melhora a ignição do carro, reduzindo o tempo nas retomadas de velocidade. O uso fica a critério do proprietário.

Etanol

No Brasil, é proveniente da cana-de-açúcar que oferece benefícios energéticos e econômicos. O etanol presente no posto de combustível é o hidratado, que contém uma solução de água e álcool com proporção mínima de etanol de 94,5%. A sua aparência é incolor e límpida.

Tem octanagem maior que a gasolina, oferecendo melhor aproveitamento da força do motor. No entanto, ele é consumido rapidamente, pois não suporta temperaturas altas por muito tempo, vaporizando com facilidade.

Etanol aditivado

Essa variação contém substâncias que limpam e protegem os bicos injetores de combustível e evitam a corrosão do sistema. Mas como a queima do etanol não produz muitos resíduos e os motores flex têm componentes anticorrosivos, o uso desse tipo de combustível é desnecessário.

Gás Natural Veicular (GNV)

Extraído do subsolo, o GNV é um dos combustíveis mais promissores da atualidade, pois emite uma quantidade ínfima de monóxido de carbono na atmosfera, além de não ter enxofre em sua composição — elemento que causa a chuva ácida.

O melhor de tudo é que esse combustível atende todas as normas do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (chamado de PROCONVE) no que se refere à emissão de gases nocivos à fauna, à flora e ao clima.

Além disso, o GNV é mais econômico e acessível que álcool ou gasolina. No entanto, é preciso ter um automóvel capaz de usá-lo com eficiência. Um carro a gás próprio para essa solução energética é o ideal, pois algumas adaptações não funcionam muito bem. Apesar disso, pesquise se o seu modelo pode ter bom desempenho utilizando essa alternativa.

Como visto, existe uma boa variedade de tipos de combustíveis disponíveis no mercado. Já decidiu quais escolher? Antes de “bater o martelo”, considere o modelo do seu automóvel, o hábito de direção, os preços e a qualidade. Estudar todas as possibilidades vale muito a pena para tirar todo o potencial do motor do seu carro, sem prejudicá-lo.

Por exemplo, enquanto o GNV pode ser ideal para taxistas ou uberistas que usam o carro com frequência, para uma pessoa que dirige somente aos finais de semana não compensa essa adaptação. Por fim, vale consultar o manual do proprietário a fim de saber quais são as indicações mais eficientes.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a expandir seus conhecimentos sobre os tipos de combustíveis disponíveis nos postos de gasolina. Que tal seguir nossa página no Facebook para acompanhar as novidades do MeuCarroNovo?

Mais sobre o assunto