Se você deseja conhecer os principais tipos de macaco para carro, veio ao lugar certo. Afinal, nenhum componente que necessite de força é tão eficaz quanto ele. Essa peça é indispensável em oficinas, além de ser obrigatória nos automóveis para trocar pneus, inspecionar componentes e fazer outros reparos.
A evolução tecnológica foi alterando a ferramenta e diversificando seu uso. Hoje, existem diversos modelos disponíveis. Detalhes técnicos à parte, utilizar o equipamento certo para erguer veículos pesados é fundamental, pois garante segurança e eficiência durante a tarefa.
Para ajudar no seu entendimento sobre o assunto, compilamos os principais tipos de macaco para carro. Veja suas características, usabilidade e vantagens a seguir!
Macacos Mecânicos
Esses tipos de macaco para carro são robustos e baratos. Isso porque os usuários precisam fazer um pouco mais de força para erguer o veículo em comparação com outros tipos de macaco. Os modelos populares são o Joelho e o Sanfona, também chamado de Tijolinho. Eles se caracterizam por conterem alavancas simples e canaletas de apoio.
Para usá-los, basta colocar a alavanca no macaco mecânico e posicioná-lo no local indicado no seu automóvel, perto da roda. Em seguida, gire a alavanca para subi-lo lentamente.
Vantagens:
- embora exijam mais força do usuário, são fáceis de usar;
- têm preços acessíveis;
- não danificam a lataria do carro.
Macacos hidráulicos
Esses tipos de macaco para carro contêm dois tubos cilíndricos em sua estrutura, cheios de óleo, que se deslizam entre si por meio de pistões, movendo-se por meio da força. Assim, levantam carros pesados exigindo menos esforço do usuário do que os modelos mecânicos. Confira os macacos hidráulicos mais comuns.
Macaco Garrafa
É um macaco bastante versátil. Dependendo do modelo, é possível levantar de um pequeno automóvel até um ônibus, pois as marcas fabricantes oferecem produtos que suportam entre duas e 50 toneladas. Por causa da sua aparência cilíndrica e bojuda, esse equipamento é chamado de “garrafa”.
Como funciona? Na parte superior da peça fica o fuso de aproximação, que facilita o processo de elevação. É só virá-lo para cima até que fique próximo do veículo. Depois, acione a alavanca para cima e para baixo. Já para descê-lo, é ainda mais fácil: basta acoplar a alavanca e girá-la para o lado.
Vantagens:
- prático e simples de utilizar;
- oferece mais de um estágio hidráulico e de aproximação;
- tem fuso de aproximação, que permite elevar o carro com menor esforço.
Macaco Jacaré
Com diversas capacidades, que parte de duas a 20 toneladas, essa ferramenta é ideal para trocar pneus de automóveis. Por essa razão, está sempre disponível em autocenters, borracharias, concessionárias e oficinas mecânicas. Alguns modelos têm rodas de ferro, que garantem o uso desse macaco em todo tipo de superfície; outros contam com rodas de PU, indicadas para uso em pisos planos.
Durante sua utilização, é importante verificar o local ideal na carroceria do veículo para conectar o macaco Jacaré. Escolha sempre uma superfície plana para garantir segurança durante o processo. Depois, acople o equipamento no componente de metal do pneu que você pretende trocar.
Com o cabo devidamente encaixado, faça movimentos de cima para baixo até o carro chegar na altura que você deseja. Para retornar o automóvel ao piso, insira o cabo na válvula de liberação e gire-o no sentido anti-horário. Dessa forma, o suporte do macaco descerá de forma rápida.
Vantagens:
- ferramenta simples e prática para elevar veículos de passeio;
- oferece mais segurança;
- fácil manutenção.
Macaco Unha
Com o intuito de inserir cavaletes em cargas pesadas que estão próximas ao solo, esse tipo de macaco para carro é muito usado por indústrias. Muitos dos modelos disponíveis contam com uma base de apoio que fica acima de 20mm do piso, por isso o nome “unha”.
Seu manuseio é bem simples. É só posicioná-lo no local de apoio do automóvel ou carga que você quer erguer. Depois coloque o cabo de acionamento na roleta articulada e faça movimentos para cima e para baixo. Continue até o veículo atingir a altura ideal.
Vantagens:
- alguns tipos contêm válvula de sobrecarga, o que evita acidentes por peso excessivo no equipamento;
- chegam a erguer de 10 a 20 toneladas.
Macacos elétricos
Os macacos elétricos podem ser plugados diretamente no acendedor de cigarros ou na bateria do veículo. Seu desempenho é superior ao dos tipos mecânicos e hidráulicos, levantando uma roda do piso com rapidez e sem esforço.
Seu funcionamento é automático e existem modelos que são acionados por controle remoto. Também permitem o uso manual, quando o carro apresenta pouca ou nenhuma energia. Apresentam força capaz de erguer até três toneladas.
Vantagens:
- troca de pneus é feita de forma segura, rápida e sem esforço físico;
- contém travamento automático, evitando que o equipamento caia em caso de falta de energia;
- prático e versátil.
Ficar com o pneu furado no meio da estrada é uma situação muito desagradável, mas é algo simples de resolver. Dessa forma, você economiza tempo e não precisa acionar o serviço de reboque. Para isso, veja se os seguintes itens estão no seu carro:
- macaco e alavanca;
- estepe calibrado;
- chave de roda;
- triângulo sinalizador.
Feito isso, vamos ao passo a passo:
- pare o veículo em um local plano e pouco movimentado, como o acostamento da pista;
- acione as luzes de alerta e coloque o triângulo a 30 metros do automóvel;
- desligue o carro, puxe o freio de mão e engate a primeira marcha (ou a ré);
- afrouxe os parafusos com os pés para facilitar o processo. Apoie-se na lataria e pressione a chave de roda;
- posicione o macaco na parte de metal do veículo, próxima ao pneu a ser trocado;
- termine de soltar os parafusos e remova o pneu furado;
- coloque o estepe e encaixe os parafusos em formato de cruz, colocando um e o outro na abertura oposta;
- quando os parafusos ficarem firmes, baixe o macaco e aperte-os novamente com os pés apoiados na chave de roda;
- leve o pneu furado para reforma ou compre um novo para deixar de reserva.
Após conhecer os tipos de macaco para carro mencionados acima, você certamente pretende comprar o que melhor atende às suas necessidades, não é mesmo? O importante é adquirir uma ferramenta que apresente qualidade, segurança e praticidade na hora de trocar pneus e fazer outras manutenções rápidas.
Por outro lado, é preciso considerar a necessidade dessa ferramenta em relação ao custo e manuseio. Afinal, se você não lidar muito bem com ela, às vezes é melhor deixar esse trabalho para o seu mecânico de confiança, embora seja indicado saber o que fazer em situações inesperadas.
Se você gostou deste material, não deixe de seguir nossa página no Facebook!