Artigos

Como vender carro online: entenda agora

avatar
Por José Boralli em 30/09/2021 às 00:00
Atualizado em 30/09/2021 às 00:00
Como vender carro online: entenda agora

No passado, a venda de automóveis era uma prática muito restrita, pois existiam poucas alternativas para anunciá-lo. Era comum utilizar os classificados de jornais, que não tinham fotos e descrições detalhadas. Fora isso, a solução mais viável era colar um adesivo de “vende-se” no vidro do veículo e esperar algum contato.

Nesse sentido, vender carro online é a melhor forma de acelerar o processo, pois o anúncio pode ser atraente o bastante para chegar a diversos compradores pela rede — isso sem falar que esse tipo de comércio garante maior comodidade ao vendedor e ao comprador, além de facilitar as negociações, já que os contatos entre as partes geralmente são rápidos e práticos.

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados a fim de ganhar confiança do público e não cair em golpes. Para evitar esses problemas, confira as dicas e as informações sobre como vender carro online.

Quais são as vantagens de vender carro online?

Uma grande variedade de plataformas comerciais garante que proprietários vendam seus automóveis com mais segurança e apresentam uma série de vantagens. São elas:

  • agilidade na venda;
  • burocracia simplificada;
  • comodidade;
  • maior alcance de pessoas;
  • oportunidade para expor todos os detalhes do veículo (imagens e descrições);
  • praticidade para interagir com interessados.

São benefícios numerosos e tentadores, mas é válido dizer que nem toda plataforma oferecerá essas vantagens. Em razão disso, na hora de vender um veículo, analise algumas delas a fim de fazer a melhor escolha.

Como vender carro online da melhor maneira?

Mesmo com a praticidade de vender carro online, existem riscos. Pode ser que você oferte um valor errado e não encontre interessados, por exemplo. Felizmente, esses problemas são facilmente contornados desde que você tome alguns cuidados. Confira as dicas a seguir.

Prepare seu veículo usado para a venda

O primeiro passo é preparar seu automóvel para agilizar a venda. Conserte qualquer falha que comprometa o negócio — seja na parte mecânica (e elétrica), seja na parte externa. Para deixá-lo o mais atrativo possível aos olhos do público, siga as recomendações a seguir:

  • aspire a parte interna, hidrate as superfícies de couro e plástico e aplique um perfume agradável;
  • corrija os arranhões;
  • cuide da documentação, do manual do proprietário e acerte pendências (multas), se houver;
  • deixe o imposto do veículo em dia;
  • faça uma revisão completa;
  • lave bem e encere a lataria, mantendo-a com o maior brilho possível;
  • verifique os itens básicos, como para-brisas, faróis, piscas, luzes internas, barulhos estranhos etc.

Escolha um ambiente adequado para as fotos

No ambiente online, a primeira impressão é realmente a que fica, principalmente quando o assunto é vendas. Por isso, utilizar fotos chamativas é a melhor dica para vender seu automóvel. Em primeiro lugar, deixe-o o mais limpo possível. Depois, pegue o seu smartphone e configure a resolução da câmera para alta qualidade.

Escolha um local bonito e iluminado para bater as fotos. Opte pela manhã ou fim de tarde para captar uma luz ideal e evitar reflexos na lataria devido ao sol intenso. Não faça imagens em garagens escuras, grama alta e locais cheios de entulhos.

Faça uma sequência com seu celular na horizontal. Fotografe o veículo de frente, de cima, perfil e traseira. Na parte de dentro, faça um registro panorâmico do painel e mostre os bancos. Clique em detalhes que valorizam o carro, como central multimídia, desenhos cromados, revestimentos e rodas. Por fim, finalize com uma foto do motor, se ele estiver limpo.

Apresente uma descrição completa

O anúncio deve ter uma descrição de fácil entendimento e rica em detalhes. A primeira coisa é criar um título chamativo, já mostrando o ano do automóvel, o modelo, o motor e a transmissão. Se a quilometragem do carro for baixa, inclua no anúncio também. Exemplo: “HB20 Vision 1.6 automático 2018/19 28.000 km”.

Na descrição, destaque os principais acessórios e sistemas em detalhes como no exemplo a seguir: ar-condicionado (automático ou digital), número de airbags, central multimídia (tamanho da tela e recursos), câmeras de ré, sensores de estacionamento, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve etc.

Vale citar que seu veículo pode ter outros diferenciais, como sete lugares, motorização híbrida, teto panorâmico ou ainda estar coberto pela garantia de fábrica. Tudo isso merece estar evidenciado na descrição do anúncio.

Defina um preço viável

Pesquise com frequência os valores de referência do seu carro para cobrar um preço viável. A Tabela Fipe é um bom indicador, mas também é válido navegar em sites que anunciam modelos similares ao seu para ter uma boa base de oferta.

É importante considerar a conservação geral do seu veículo, bem como acessórios, opcionais e itens de série para sentir segurança em cobrar mais por ele. Defina um valor que favoreça as negociações entre as partes. Afinal, grande parte dos compradores gosta de pechinchar.

Conheça o interessado antes de encontrá-lo

Essa é uma dica preventiva para evitar aborrecimentos, perdas de tempo e golpes. Isso porque muita gente olha anúncios de carro na internet sem ter real interesse na compra, e existem pessoas que buscam oportunidades para abusar da boa vontade dos vendedores.

Por isso, ao receber mensagem ou ligação de alguém interessado, levante o máximo de informações sobre a pessoa. Consiga o nome completo, CPF, endereço residencial e local de trabalho. Verifique esses dados antes de programar encontros e test drives.

Entregue o carro somente após o pagamento integral

Seja pé no chão e fuja de propostas de pagamento após a entrega do automóvel. Para garantir segurança, informe uma conta bancária para o comprador transferir o dinheiro correspondente ao valor do carro e aguarde a notificação de recebimento do crédito para concluir o negócio.

Sendo assim, se a pessoa que quer comprar o seu veículo não tem como pagar à vista, indique um banco para fazer um financiamento. Por falar nisso, se o automóvel que você está vendendo for financiado, pague o restante do financiamento ou transfira a dívida para o comprador.

Aprendeu como vender carro online? Coloque essas dicas em prática para realizar uma negociação mais rápida e segura. Por fim, não se esqueça de escolher uma plataforma de confiança e qualidade para fazer seu anúncio.

Nesse sentido, o Meu Carro Novo pode ser seu grande aliado. Acesse o nosso site para conhecer todo o portfólio de vantagens e condições para anunciar seu carro com comodidade e conveniência.

Mais sobre o assunto