Vender carro usado pode ser uma missão desafiadora até mesmo para quem já vivenciou essa experiência. Isso ocorre porque surgem muitas dúvidas sobre qual a melhor maneira de anunciar um automóvel, tendo em vista a concorrência e os consumidores mais exigentes.
Se você quer trocar de carro para adquirir um mais novo, deve tomar alguns cuidados e estar familiarizado com o veículo a ser vendido. Alguns aspectos devem ser considerados na hora da venda, como o estado de conservação, o histórico de revisões realizadas no automóvel e a quilometragem.
Pensando nessas e em outras demandas, selecionamos dicas e informações relevantes para você vender seu carro usado da melhor maneira possível. Confira!
Antes de anunciar seu carro para possíveis compradores, é preciso cuidar de aspectos como aparência, limpeza, mecânica, documentação e preço. Veja as orientações a seguir.
No mundo automotivo, a aparência é um dos pontos mais importantes na hora de vender. Você provavelmente lembra do momento em que comprou o seu carro e reparou em diversos detalhes chamativos — ou não? As pessoas interessadas pelo seu veículo usado também desejam a mesma experiência. Logo, deixar tudo limpo, higienizado e bonito é essencial.
Sempre que for apresentá-lo a alguém, garanta que esteja tudo certinho. Se tiverem pequenos amassados e arranhões, é interessante procurar um mecânico profissional para cuidar desses detalhes.
Na hora de fazer esses reparos é importante ter atenção em um erro muito comum: lavar o motor, não é recomendável, pois, embora ele fique limpo e bonito, isso pode comprometer o desempenho do carro.
De nada adianta garantir a preparação estética se o veículo não estiver funcionando corretamente. Mesmo que você cumpra o cronograma de manutenções preventivas, cheque itens importantes para evitar problemas.
Verifique o estado dos faróis, se estão amarelados, opacos ou desalinhados. Algumas oficinas especializadas em elétrica automotiva resolvem tais problemas por meio de polimentos e ajustes, sem a troca do componente. Avalie o alinhamento e as frestas entre capô, portas, para-choques e tampa traseira. Em geral, uma pequena regulagem melhora o aspecto geral.
Os componentes de borracha também devem ser checados, especialmente pneus e buchas. Ruídos estranhos, como rangidos, apontam defeitos na suspensão, mas, em geral, a lubrificação ou a troca de peças simples já resolvem.
Também é importante avaliar o nível dos fluidos e o sistema de direção. Para que tudo seja feito com eficiência, leve o automóvel a um mecânico de confiança e peça que tudo o que for feito seja marcado em uma planilha, pois o histórico de revisão é muito importante para comprovar a eficiência do carro.
Faça uma lista com todas as qualidades do seu veículo para que ele se destaque perante os outros modelos semelhantes no mercado. Marque todos os itens que são de fábrica, os opcionais e os que foram instalados. Também considere a cor, a quilometragem, o motor, os tipos de combustível e a transmissão (manual ou automática).
Não esqueça de nada, pois o diferencial está nos detalhes. Mesmo que você não coloque todas essas características no anúncio, conhecê-las é importante para mostrar que conhece o que está à venda, aumentando as chances de fechar negócio.
Organize o histórico e os documentos do automóvel. Providencie o registro do carro, pague as multas (se houver), quite os impostos e tenha o contrato de seguro e garantia em mãos. Além disso, reúna todos os recibos das revisões para mostrar à pessoa interessada que você não instalou componentes recondicionados e cuidou muito bem da manutenção.
Chegou o momento de avaliar quanto vale seu veículo usado. Em primeiro lugar, consulte a tabela FIPE para ter uma base de preço. Ela apresenta valores médios para cada modelo praticados em todo o mercado brasileiro.
Estado de conservação, itens opcionais e quilometragem alteram o valor para mais ou menos. Por isso, é recomendado pesquisar anúncios de modelos semelhantes, a fim de garantir uma precificação viável. Por fim, deixe uma margem para negociação, mas não exagere, pois preços muito elevados são ignorados pelos compradores.
O público que deseja comprar carro seminovo ou usado pesquisa muito antes de fechar negócio. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados e transmitir confiança e credibilidade na hora de anunciar o seu automóvel para a venda. Veja algumas dicas.
Camuflar problemas que o seu veículo tem é um equívoco muito grande, pois, se alguma pessoa comprar, vai descobrir em algum momento. Além disso, ela pode devolver o carro e pedir o dinheiro de volta — afinal, é um direito do consumidor.
Para garantir o sucesso da venda, exponha as falhas que não foram resolvidas, seja transparente com o comprador. Mostre os defeitos e explique o que tem de errado no seu automóvel.
Quando surgir um comprador interessado, levante informações sobre ele, como nome, renda, endereço e local de trabalho. Veja se o veículo é para uso próprio ou se é para terceiros, pois essas informações darão uma base sobre a probabilidade de fechar negócio.
Além disso, para facilitar a negociação e gerar credibilidade, deixe que a pessoa verifique o automóvel e faça uma vistoria. Responda tudo com clareza para garantir a venda do seu usado.
Se você for um vendedor particular, não aceite dinheiro físico ou cheques. Peça para o comprador transferir o valor ou o acompanhe até ao banco para depositar o dinheiro diretamente na sua conta. Após esse processo, vá com ele ao cartório para assinar o recibo de transferência do automóvel e reconhecer firma. Depois, é só entregar a chave para o novo dono.
Escolha uma plataforma de vendas e inspecione seu veículo antes de fazer o anúncio. Além disso, observe a agilidade do serviço e o histórico de vendas para a comercialização de veículos seminovos e usados. Preze por confiabilidade, proteção e segurança.
Uma boa plataforma contém dados privilegiados e alinha ofertas e demandas com eficiência. Confira algumas vantagens:
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