Você sabia que problemas na suspensão do carro podem afetar a segurança e o conforto da condução? Apesar de ser um dos mais importantes sistemas presentes nos automóveis, os cuidados necessários, muitas vezes, são esquecidos — seja por descuido, seja simplesmente por não saber identificar possíveis falhas.
Sobre esse assunto, é muito importante entender que a suspensão de um automóvel tem um papel fundamental. Além de garantir o conforto interno dos ocupantes, reduzindo impactos e trepidações, esse sistema está ligado à estabilidade do carro, atuando para as rodas se manterem sempre em contato com o solo, especialmente em curvas.
Diante da importância que o sistema tem para a segurança do automóvel, preparamos este artigo listando os principais sinais de que a suspensão do seu carro não anda muito bem. Continue a leitura e confira!
Você sabia que nos carros de passeio convencionais, o monobloco corresponde a toda estrutura metálica sobre a qual são aplicadas as peças e os sistemas?
Além de funcionar como uma espécie de “esqueleto” estrutural do carro, o monobloco tem a função de acomodar todos os componentes — que não são poucos —, incluindo o sistema de suspensão.
Nesse sentido, como a fixação dos amortecedores é feita no monobloco, é natural que essa estrutura suporte uma alta carga, especialmente quando se circula em terrenos acidentados ou quando a suspensão não está cumprindo seu papel de maneira adequada.
No caso da segunda hipótese, danos graves podem ocorrer, como trincos e rachaduras em sua estrutura. Isso acontece pelo fato de a suspensão não conseguir minimizar os impactos corretamente, transferindo-os para o monobloco, que com o tempo pode trincar.
Assim, a presença de tricos e rachaduras próximos ao local onde os componentes da suspensão são fixados é um grande indicativo de que a suspensão está com defeito e precisa ser verificada urgentemente. Fique atento!
A principal função das molas que equipam a suspensão é controlar o movimento dos amortecedores, evitando que eles cheguem ao final do curso e sofram impactos excessivos, podendo danificá-los.
Enquanto o automóvel se movimenta e passa por obstáculos, as molas são constantemente exigidas. Quando o carro está pesado, a exigência é ainda maior. Por isso, é muito importante que essas peças estejam sempre em bom estado, cumprindo as funções de modo correto.
No entanto, devido às más condições das pistas, é muito comum as molas serem as primeiras peças da suspensão a danificar. Por exemplo, não é incomum o surgimento de trincas no corpo da mola ou a sua deformação — situações que interferem na resistência e capacidade de auxiliar os amortecedores.
Diante disso, não restam dúvidas de que avarias nas molas são um dos maiores indicativos de problemas na suspensão do carro, principalmente nos usados. Além disso, é preciso lembrar que com os componentes atuam em conjunto, portanto, os danos em um deles podem comprometer os demais.
Você tem percebido instabilidade ao circular na pista, com um balanço anormal e dirigibilidade difícil? Cuidado, pois esse tipo de comportamento pode estar associado a problemas na suspensão.
Isso ocorre porque a suspensão é um dos sistemas responsáveis por manter a estabilidade. Graças a ela, toda a estrutura do carro, que é rígida, pode se movimentar em diferentes direções, melhorando a distribuição da carga e do peso durante as curvas, freadas e acelerações. Se não fosse a suspensão, dirigir seria uma tarefa desconfortável e bem difícil.
Acontece que, quando a suspensão apresenta problemas, sua função de melhorar a distribuição do peso e garantir a estabilidade pode ser comprometida. A rigidez excessiva, assim como a flexibilidade anormal do sistema de amortecimento, por exemplo, pode alterar toda a dinâmica do carro, causando a perda da estabilidade.
Dito isso, ao menor sinal de instabilidades e perda de controle da direção, é recomendado visitar uma oficina para checar a suspensão e fazer a manutenção adequada.
O que poucas pessoas sabem em relação ao sistema de suspensão, é que uma das suas funções é manter o contato constante dos pneus do carro com o solo, garantindo a chamada “aderência”. Assim, quando bem regulada e em bom estado, contribui diretamente para os pneus se manterem alinhados ao solo, tocando a superfície de maneira igual.
No entanto, quando a suspensão apresenta defeitos, esse alinhamento é comprometido. E você sabe o que isso pode ocasionar? O desgaste prematuro e desigual da banda de rodagem — parte do pneu que toca o solo e que contém frisos e ranhuras.
Desse modo, um bom indicativo de problemas na suspensão do carro, é a ocorrência de desgaste acelerado e irregular dos pneus. Em muitos casos, a realização do procedimento de “cambagem” pode solucionar a falha. No entanto, é sempre recomendado procurar auxílio mecânico e avaliar o que deu origem a essa situação, a fim de evitar novos problemas e reduzir custos.
O sistema de suspensão, assim como outros existentes no carro, possui componentes hidráulicos, ou seja, que utilizam fluidos para funcionar, a exemplo do próprio amortecedor.
Por isso, a presença de manchas de óleo, seja no corpo do amortecedor, seja no chão da garagem, por exemplo, pode indicar que a peça está com defeito e precisa ser substituída. Vale lembrar que o vazamento de óleo do amortecedor afeta todo o seu funcionamento, tornando-o menos resistente aos impactos.
Amortecedores danificados podem tornar o carro menos confortável, deixando que as irregularidades do terreno sejam ainda mais percebidas. Além disso, afetam também a estabilidade, especialmente em curvas — por isso a importância de se estar atento a ocorrência desse e de outros tipos de falhas.
Por fim, como vimos, detectar problemas na suspensão do carro não é uma tarefa tão difícil, não é mesmo? Na verdade, o próprio automóvel dá alguns sinais de que esse sistema não está funcionando adequadamente e merece uma atenção extra.
Portanto, fique atento sempre que estiver dirigindo, pois falhas graves podem ser evitadas, com garantia da sua segurança. Além disso, é fundamental manter uma manutenção preventiva e contar com um seguro em caso de problemas com o carro. Assim, você garante serviços de qualidade.
Então, o que achou de aprender mais sobre como identificar problemas na suspensão do seu carro? Siga o MeuCarroNovo no Facebook e fique sempre informado com as nossas publicações!