Um carro com direção hidráulica tem muitos benefícios em relação a um carro sem essa característica, como o que utiliza direção mecânica. Por conta disso, ele se torna uma ótima opção para quem deseja ter uma experiência mais agradável ao dirigir.
Quer saber o porquê disso? Continue lendo e veja não só o funcionamento desse tipo de direção, como também algumas de suas principais vantagens!
Direção hidráulica é um sistema que permite ao motorista guiar o carro. Na caixa de direção hidráulica, existe uma bomba hidráulica junto ao motor. Ela usa um fluido para provocar pressão sobre a direção. Graças a isso, reduz a força necessária para se movimentar o volante.
Essa é uma diferença e uma vantagem em relação à caixa de direção mecânica, em que temos apenas pinhão e cremalheira, sem o auxílio de recursos e peças hidráulicas. Aliás, veja alguns dos componentes desse tipo de direção:
Como vimos, a direção hidráulica tem esse nome porque utiliza princípios e componentes hidráulicos. Em relação a como funciona, basicamente, ao virar o volante, a coluna de direção será movimentada, a qual, por sua vez, mexerá a válvula rotativa e o pinhão.
Com o movimento do volante, as aletas da válvula rotativa se encontram com as tubulações que chegam da bomba hidráulica. Com isso, direcionam o fluido com pressão a um dos cantos do pistão hidráulico. O pistão se movimentará para o lado desejado, mexendo o semieixo, o qual movimentará a roda, direcionando o carro para o sentido pretendido.
Como vimos, o fluido movimenta-se por meio de uma bomba. Essa peça é conduzida e alimentada pelo motor do carro, o que significa que ela usa energia constantemente, mesmo se o volante não for mexido.
Outro ponto de destaque é que o número de ajustes na direção para guiar o carro também pode ser distinto, a depender da velocidade com que ele se movimenta.
Vale destacar que grande parte dos carros comercializados atualmente conta com a direção hidráulica. Isso se dá por uma série de benefícios que ela apresenta em relação a outras opções de direção, como a já mencionada direção mecânica. A seguir, confira algumas das vantagens da opção hidráulica!
O sistema de direção hidráulica contribui para uma condução com menos esforço, uma vez que, como mencionado, o fluido pressurizado ajuda a movimentar as rodas para os lados pretendidos. Por conta disso, é possível dirigir não só com mais comodidade, mas cansando menos também.
Em viagens longas, isso é positivo porque o motorista não se desgasta demais. Inclusive, quem não tem muita força física consegue dirigir com maior facilidade.
Hoje em dia, a maior parte dos carros fabricados no país contam com direção hidráulica. Por conta disso, normalmente é mais fácil encontrar peças nas lojas para a manutenção desse tipo de sistema.
A popularidade do sistema de direção hidráulica faz com que haja mais profissionais de mecânica de automóveis que conseguem lidar com seus componentes. Isso aliado ao fato de esses itens serem encontrados com relativa facilidade ajuda para que seu custo de manutenção seja mais em conta.
O primeiro emprega componentes hidráulicos, fazendo grande uso de óleo pressurizado para facilitar a movimentação do volante. O funcionamento do sistema de direção elétrica depende de um pequeno motor elétrico independente, que recebe sinais de sensores que registram e identificam os movimentos feitos pelo volante.
Esse sistema não consome aditivos (como óleos) e é mais benéfico ao meio ambiente, além de não utilizar potência efetiva do motor do carro. A direção elétrica também torna a condução do carro mais leve, mais ainda do que no sistema hidráulico.
Por ser um sistema de direção independente, é possível instalá-lo em um carro depois da sua fabricação. Vale ressaltar que ele pode falhar, porém, nesse caso, a direção continua ativa, só que o motorista precisará fazer todo o esforço para guiar o carro.
Resumindo, o sistema de direção elétrica conta com um motor independente, além de sensores e atuadores de direção. Por outro lado, normalmente é preciso fazer um investimento maior nessa opção do que no sistema de direção hidráulica.
Por fim, vale destacar que ambos tornam a condução do carro mais fácil e leve. Inclusive, há um sistema que une características de ambos: o sistema de direção eletro-hidráulica. Nele, existe a movimentação de óleo por meio de uma bomba, porém ela é ligada a um motor elétrico independente, diferentemente do que ocorre em um carro com direção hidráulica convencional, em que o sistema de direção se liga ao motor principal.
Pensando em comprar um carro? Aproveite então para conferir modelos com direção hidráulica ou elétrica!