Artigos

O que é tabela FIPE? Saiba como ela influencia o valor do seu carro

avatar
Por José Boralli em 27/05/2020 às 00:00
Atualizado em 27/05/2020 às 00:00
O que é tabela FIPE? Saiba como ela influencia o valor do seu carro

Se você já pensou em comprar um carro usado ou seminovo, com certeza já ouviu falar dela. Mas será que você sabe o que é a Tabela Fipe? Sabe mesmo ou tem uma noção meio vaga do que ela significa?

Se for a segunda opção, não se preocupe: você está acompanhado da maioria da população. Muita gente já ouviu falar da Tabela Fipe, mas não sabe exatamente o que ela é. Por causa disso, surgem dezenas de mitos sobre o seu uso.

No entanto, as coisas não precisam ser assim, né? Com um pouco de informação, dá para saber não só o que é a Tabela Fipe, mas também como usá-la da maneira certa quando você for comprar um carro novo. Ficou interessado? Então continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre a Tabela Fipe!

AFINAL, O QUE É A TABELA FIPE?

A Tabela Fipe é um material criado para ser uma referência de preços de carros para lojistas, seguradoras e particulares no Brasil inteiro. Ela existe para tentar encontrar um valor médio para cada modelo e ano de automóvel negociado no Brasil.

Por isso, a Tabela Fipe funciona como uma enorme base de dados sobre o valor de venda de cada modelo de carro no país inteiro. Qualquer um pode acessá-la e consultar essas informações.

No entanto, é mais fácil entender o que é a Tabela Fipe quando falamos sobre o que ela não é. A tabela não é uma ferramenta que determina a depreciação de um carro, por exemplo. Ela também não é um comprovante de quanto o seu automóvel em específico vale no mercado. Pode ser que, por estar menos conservado do que a média, o seu carro tenha um valor menor que o descrito na Tabela.

PARA QUE SERVE A TABELA FIPE?

No geral, ela funciona como uma referência para quem precisa saber o preço médio de um determinado carro no mercado.

Para as concessionárias, especialmente aquelas que vendem carros usados ou seminovos, a Tabela Fipe é uma indicação do preço médio daqueles automóveis no restante do país ou na região onde a loja está instalada.
Com base nela, a empresa consegue saber se está cobrando um preço muito acima ou abaixo do mercado. Além disso, a concessionária usa a Tabela Fipe como base quando começa a avaliar um automóvel para compra e venda, adicionando ou tirando valores de acordo com o estado de conservação do carro, as suas customizações e outros elementos.

Já as seguradoras de automóveis usam a Tabela Fipe como base de cálculo para determinar o valor de indenizações em caso de sinistro.
Apenas para ficar claro, um sinistro é um acidente previsto na apólice de seguro em que o carro sofre algum prejuízo. Sua intensidade varia de simples, como um amassado na lataria, até sério, como a perda total do automóvel.

Por isso, caso você tenha contratado um seguro que use a Tabela Fipe como base para o cálculo de indenizações e sofra algum acidente, a seguradora pesquisará na tabela o valor do automóvel para saber quanto deve pagar de indenização.

Já para as pessoas comuns, a Tabela Fipe serve como guia de consulta em caso de compra ou venda de carros seminovos ou usados, além de influenciar no tipo de seguro automóvel contratado.

Por isso, se você for comprar um automóvel usado de uma concessionária ou de outra pessoa, vale a pena consultar o mesmo modelo e ano na Tabela Fipe para saber se o preço cobrado está dentro da média ou não.
Se você for vender um carro, a tabela tem a mesma utilidade. Vale a pena consultá-la para ter uma noção da média de preço do automóvel e cobrar algo na mesma faixa para os seus potenciais clientes.

Além disso, a Tabela Fipe também é usada para o cálculo de alguns impostos, como o IPVA. O valor exato depende de cada estado, mas normalmente gira ao redor de 1 a 4% do que diz a tabela para cada carro.

QUEM FAZ A TABELA FIPE?

A Tabela Fipe tem esse nome porque ela é montada pela Fundação de Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é estudar e divulgar indicadores de finanças e economia.

Além da famosa tabela, a Fipe faz o levantamento de uma série de indicadores da nossa economia. Você deve conhecer vários deles de ouvi-los no jornal, como o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que ajuda a medir a inflação, e o FipeZap, que mostra a média dos preços de imóveis no Brasil.

COMO A TABELA FIPE É MONTADA?

A Tabela Fipe é atualizada todos os meses, sem falta, com base em uma coleta nacional de dados sobre os preços de todos os carros, motos e caminhões vendidos no Brasil, tanto os novos quanto os seminovos e usados.

Depois de pegar todos os dados, os pesquisadores descartam aqueles que são muito fora da realidade, seja por serem caros demais, seja por serem baratos demais. Com as informações que sobram, eles calculam o preço médio de cada modelo e ano de automóvel.

Com o cálculo feito, a tabela é publicada online e pode ser consultada por qualquer pessoa, gratuitamente e sem nenhuma dificuldade. Aqui no MeuCarroNovo você pode fazer a consulta do modelo que deseja consultar e verificar o preço FIPE do veículo. Nossa base é atualizada mensalmente com base nas tabelas oficiais da FIPE.

A TABELA FIPE É OBRIGATÓRIA?

Esse é um dos maiores mitos de quem não sabe exatamente o que é a Tabela Fipe. Muita gente ainda acredita que a tabela determina qual é o valor do carro e, por isso, ele não pode ser vendido por nenhum outro valor. Não é bem assim que as coisas funcionam, claro. Na verdade, é a tabela que responde ao mercado e não o contrário.

Por isso, não, a Tabela Fipe não é obrigatória na compra e venda de carros no Brasil. Mas ela é um excelente parâmetro para os anúncios de automóveis usados e seminovos no país inteiro.

Se, por exemplo, você encontrar um anúncio de carro que é muito mais barato que o preço da Tabela, vale a pena analisar com cuidado o automóvel para não ser enganado. É possível que ele esteja com algum problema mecânico ou jurídico e o atual dono só queira se livrar dele o mais rápido possível.

Agora que você já sabe o que é a Tabela Fipe, não vai mais ter problemas para negociar a compra ou venda de carros. Com ela, você saberá identificar quando um automóvel tem algum problema e fará negócios mais seguros.
Se você gostou do nosso texto, que tal conhecer outros? Para issocurta a nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas como estas!

Mais sobre o assunto