Já tentou ligar o seu carro e percebeu o motor de partida arrastando, com dificuldade para girar e dar início ao funcionamento dele? Apesar de ser incomum, esse é um problema que pode acontecer em veículos a combustão, cujas causas nem sempre são fáceis de se identificar.
Em geral, o motor de partida dos carros mais modernos são bastante duráveis. Isso significa que dificilmente ocorrerão problemas em seu funcionamento — especialmente quando as manutenções são feitas adequadamente.
No entanto, imprevistos sempre podem acontecer. Assim, como sabemos que esse tipo de falha consegue provocar uma grande dor de cabeça e, em certos casos, até deixá-lo na mão — já que o motor do carro pode não ligar —, preparamos este artigo para tratar melhor o assunto e esclarecer quais são as causas mais prováveis para o motor de partida se arrastar. Continue a leitura e confira!
O motor de partida — também conhecido como “motor de arranque” — é o componente responsável por dar início ao funcionamento dos motores a combustão, que estão presentes na maior parte dos veículos atuais.
Na prática, estamos falando de um pequeno motor elétrico, que transforma a energia fornecida pela bateria do carro em energia mecânica, movimentando as partes internas do motor do carro até que o primeiro ciclo de combustão seja realizado e o motor possa seguir funcionando, agora a partir da queima do combustível.
Sendo assim, podemos dizer que o motor de partida serve para dar um “empurrão inicial” no motor, até que a queima do combustível aconteça.
A função do motor de partida, como o próprio nome já indica, é bem simples: dar a partida no motor. Para isso, esse item utiliza a energia elétrica fornecida pela bateria do carro para trabalhar.
No momento em que você vira a chave do carro, o motor de partida recebe energia e começa a girar. Na ponta do motor de arranque existe uma engrenagem (pinhão ou bendix) conectada à cremalheira — uma outra engrenagem grande, instalada no volante do motor.
O volante do motor está acoplado ao eixo interno (virabrequim), a peça responsável por movimentar os pistões e permitir que o motor realize o ciclo de combustão. Assim, o motor de partida funciona dando o “impulso inicial” para que o virabrequim se movimente e a combustão seja iniciada.
No instante que a combustão começa, o eixo se movimenta a partir da queima do combustível, e o motor de partida já pode ser desligado. Tudo isso acontece em poucos segundos, do momento que você vira a chave e a retorna para a posição original, em seguida, o motor é acionado.
Como foi dito, o motor de partida é uma peça bastante resistente, trabalhando por longos anos sem que seja necessário nenhum cuidado especial. Porém, como qualquer outro componente do automóvel, ele também pode apresentar problemas.
Além da sensação do motor de partida arrastando, lento e com dificuldade para girar, existem outras falhas possíveis. Então, é sempre bom ficar atento! A seguir, listamos alguns exemplos para que você não seja pego de surpresa. Confira!
Esse é um problema mais incomum, mas pode ocorrer. O diagnóstico é bem simples, pois ao girar a chave surge um estalo alto e nada mais acontece. O motor de partida não dá sinal de que está girando e as luzes do painel ficam mais fracas, como se estivessem com pouca energia.
Isso está associado a um integrante do motor de arranque chamado solenoide. Nesse caso, ele não consegue acoplar as engrenagens do bendix com a engrenagem do volante do motor. A solução costuma ser a substituição do solenoide.
Aqui, o sintoma apresentado é o som do motor de partida girando livre, como se estivesse em falso. Quando isso ocorre, o mais provável é que o bendix (pinhão) esteja com as engrenagens gastas, liso, sem os vincos necessários para tracionar a correia e fazer girar o volante do motor.
Esse é um problema mais fácil de aparecer, já que o bendix funciona em contato com o volante do motor. Então, há uma tendência que ele se desgaste com o passar do tempo. A solução é substituir o bendix, com engrenagens novas.
No mais, fazer a manutenção correta desse item, como a lubrificação, pode reduzir o atrito entre as peças e prolongar a sua vida útil.
O induzido é uma peça que fica próxima ao bendix e à bobina, cuja função é servir como um condutor para o campo elétrico que faz com que o motor de arranque gire. O principal sinal de que o induzido está com defeito é a sensação de peso e arrastamento.
Por estar gasto, devido ao uso normal, o induzido perde a sua capacidade de manter o campo magnético, afetando o funcionamento dos demais componentes do motor de partida. Em certos casos, o giro pode nem acontecer. Ou seja, o motor fica estático, como se estivesse muito pesado.
Em geral, a solução para esse problema é só uma: fazer a troca do induzido, que não costuma ter um valor muito alto — dependendo, claro, do seu modelo.
Por fim, é importante lembrar que para se ter um veículo sempre em bom estado, funcionando, e pronto para atender nas mais diferentes situações, é necessário adotar alguns cuidados básicos. Para isso, ao custo do carro também precisam ser acrescidos alguns custos adicionais com a sua manutenção — nunca se esqueça disso!
Nesse sentido, a manutenção preventiva é a forma mais simples e segura de cuidar do seu carro, não importa se ele é novo ou seminovo. Por meio dela, você já programa as visitas ao mecânico, checa os componentes mais importantes e mais sujeitos ao desgaste, dessa maneira, evita falhas repentinas.
Na prática, até que você perceba o motor de partida arrastando, outros sintomas já poderiam ser identificados previamente, caso uma manutenção preventiva fosse aplicada. Assim, agir preventivamente é sempre a melhor alternativa para quem não quer ter surpresas desagradáveis com o motor de partida ou com qualquer outro componente do carro.
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