Chamado por muitos motoristas como “coração do carro”, o sistema de motorização é uma das partes mais importantes do automóvel. Por isso, entender como funciona o motor do carro é essencial para saber o que é feito quando ele necessita de ajustes ou manutenções.
Para compreender tudo isso de forma completa, é preciso detalhar peças, componentes e funções. Mas fique tranquilo que compilamos todas as informações de forma objetiva para que você não fique perdido.
Fique conosco e continue lendo este post para ficar craque em motor de carro!
Essa pergunta tem relação direta com a manutenção preventiva — prática que é importantíssima para evitar falhas mecânicas, ainda mais se você for um motorista de aplicativo ou usar o seu carro com frequência. Sem o devido cuidado, situações como motor morrendo ou dificuldades em dar partida podem surgir com facilidade.
Se essas falhas trazem problemas com o automóvel na garagem, elas tornam-se ainda mais estressantes e perigosas na estrada. Uma pane em alta velocidade pode causar acidentes graves.
Portanto, saber o básico sobre o funcionamento do motor pode prevenir essas ocorrências, seja pelo seu próprio esforço diário, revisando e trocando peças danificadas, seja aprimorando o seu conhecimento sobre o seu automóvel. Dessa forma, mesmo que não faça a manutenção por conta própria, você conseguirá detectar sinais de defeito logo no início, bem como explicar o necessário para o seu mecânico.
O motor é um conjunto de componentes. Cada um atua de forma conjunta e organizada para que ele funcione. Conheça as peças que o compõem e as suas respectivas finalidades:
O motor existe justamente para que o combustível aplicado no carro o faça correr, permitindo que ele leve os passageiros para onde desejam. Para que isso ocorra, a gasolina (ou álcool) sofre reações químicas para virar energia. Conheça as etapas.
Ao abastecer, o ar circula no motor por meio de canos. Nesse instante, o combustível é dividido e filtrado por toda a câmara e, depois, passará pelo bico injetor — que fará com que o ar e o combustível se misturem na proporção adequada.
No interior do cilindro, o pistão se desloca para cima a fim de comprimir essa mistura, fazendo com que a válvula por onde o composto circulou feche.
Logo após, ainda dentro do cilindro comprimido, a vela produzirá uma faísca, gerando uma combustão. O pistão penderá para baixo outra vez, por causa da força gerada por essa explosão. Com isso, o motor “ganha vida” e o carro consegue sair, gerando e queimando energia continuamente até ser desligado.
Devido à etapa anterior, o cilindro, que acomodava o composto de combustível com o ar, produzirá um volume de fumaça que deve ser eliminado. Esse descarte é necessário para que a combustão ocorra novamente, sem resíduos.
Com o auxílio de duas válvulas, essa limpeza é feita e permite que a fuligem escape do motor, com o auxílio do pistão que subirá novamente. Logo depois, esse ar impuro circulará por canos e chegará até o abafador do escapamento — que é responsável por amenizar o barulho do automóvel.
Vale ressaltar que esse processo não ocorre ao mesmo tempo em todos os cilindros, ou seja, o sistema funciona de modo alternado para causar menos trepidações.
Agora que você já sabe como funciona o motor do carro, chegou a hora de aprender a identificar os principais problemas que ele pode apresentar. Confira!
Esse é o sinal mais comum quando o assunto é problema no seu automóvel. A luz vermelha intensa no painel não pode ser desprezada, pois ela é acionada a partir de sensores do sistema de bordo sobre as condições dos componentes do motor.
As causas mais comuns para esse tipo de notificação são:
Desgastes em peças que estão dentro do capô podem emitir ruídos que indicam problemas. Se você notar uma mudança de som no escape, pode ser que o motor esteja prestes a fundir. O ideal é que você leve o seu carro até uma oficina assim que perceber barulhos estranhos e trepidações constantes. Caso o pior aconteça, a melhor saída é trocar de automóvel.
Um motor que está com defeito não funciona de maneira sólida e contínua. Nesse caso, ele começa a afogar, falhar e sacudir durante a corrida. Diante disso, diversos fatores devem ser analisados para evitar que ele quebre de vez. Mais uma vez, procure um mecânico para averiguar a situação e prevenir prejuízos maiores.
Se você identificar manchas de óleo abaixo do seu carro, esse é um sinal de vazamento. Essa condição não é nada boa para ele, pois andar com o nível baixo causa atrito entre as peças do sistema — o que leva ao superaquecimento do motor.
Em geral, os vazamentos ocorrem nas arruelas do bujão ou nos retentores do cárter. Fique atento!
E então, aprendeu como funciona o motor do carro? Esperamos que sim! Agora, basta ficar ligado aos sinais que ele emite funcionando para saber se está tudo ok. Além disso, não se esqueça de seguir o cronograma de revisões para avaliar a condição do seu automóvel e, se for o caso, substituir algumas peças.
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