Artigos

Entenda como decifrar as luzes no painel do carro

Por Redação em 08/10/2021 às 00:00
Atualizado em 08/10/2021 às 00:00
Entenda como decifrar as luzes no painel do carro

Com a evolução das tecnologias de bordo, cada vez mais os automóveis nos ajudam a dirigir com conforto, segurança e cuidar de sua manutenção. Para isso, existe uma comunicação com os motoristas, que é feita por meio das luzes no painel do carro.

Elas emitem avisos relacionados sobre o funcionamento de componentes e sistemas e notificam falhas. Por isso é importante conhecê-las para saber quando há situações críticas ou se estão somente indicando uma situação normal.

Para facilitar o seu entendimento sobre as luzes veiculares, elaboramos este conteúdo para você. Confira este conteúdo e entenda como decifrar cada ícone de bordo com precisão.

Como o painel do carro funciona?

As montadoras de automóveis elaboram painéis padronizados a fim de facilitar a identificação de sinais de bordo. Logo, é comum que eles tenham um padrão de cores para indicar diversas condições e problemas que merecem atenção. Conheça a classificação a seguir:

  • luz vermelha: é sinal de alerta, pois mostra que determinado componente está danificado — nesse caso, é interessante acionar a seguradora ou um profissional de confiança para solucionar o problema;
  • luz amarela ou laranja: serve para alertar o motorista sobre alguma falha que deve ser consertada o quanto antes para não causar problemas maiores;
  • luz branca, azul ou verde: apenas indicam o funcionamento de algum acessório ou equipamento, como o ar-condicionado do carro e os faróis.

Quais são os itens no painel do carro?

Agora que você já conhece as luzes do painel e suas classificações, é bom saber o que cada símbolo significa para não ficar na mão — lembrando que todos os ícones do seu veículo estão presentes no manual do proprietário.

Veja a lista abaixo com os avisos em luzes mais importantes para o funcionamento de sistemas e apetrechos automotivos.

Injeção eletrônica

A injeção eletrônica introduz combustível de forma controlada no motor. Essa função é executada por meio de um chip interno que avalia o funcionamento do propulsor e configura a sua alimentação, para garantir desempenho, economia e eficiência.

Se a luz desse componente não apagar após ligar o carro, o injetor ou catalisador devem estar com alguma falha. Deficiências nessas peças aumentam o consumo de combustível e prejudicam a ignição.

Freio

Em geral, a luz de freio fica acesa quando o freio de mão está acionado. No entanto, se você soltar a peça e a luz não apagar, certamente há pouco fluido no componente. Nesse caso, complete o nível da solução e visite uma oficina para identificar a origem do problema.

Freios ABS

O sistema ABS garante estabilidade em frenagens de emergência e evita a derrapagem do veículo, permitindo que o motorista desvie de obstáculos enquanto freia. Caso esse recurso esteja danificado, o carro utiliza somente os freios comuns, o que reduz o nível de segurança no trânsito.

Bateria

A luz da bateria fica sempre acesa antes de acionar o motor. Caso ela permaneça nessa condição durante o percurso, é o indicativo de que a peça não está sendo carregada pelo alternador. Assim, a baixa tensão pode fazer o carro não ligar na próxima vez.

Pressão do óleo do motor

Indicador amarelo ou vermelho aponta volume baixo de óleo ou falha no sistema de lubrificação. Se ele não apagar após dar a partida, verifique as características do óleo. Para clarificado e líquido, complete o recipiente. Já se estiver escurecido e pastoso, troque-o imediatamente.

Temperatura do líquido de arrefecimento

Quando essa luz permanece no painel do carro, pode ser que exista algum problema na refrigeração. Caso ocorra com você, desligue o automóvel e espere esfriar para verificar o nível da água e completá-lo. Se o indicador permanecer aceso após o procedimento, procure por um mecânico especializado para evitar a perda do motor por superaquecimento.

Combustível

Mostra que o tanque de combustível atingiu o nível da reserva. O recomendado é não permitir que ela acenda para evitar falhas nos bicos injetores e na bomba. Aliás, você sabia que a pane seca (ficar sem álcool ou gasolina) gera multa? Pois o carro fica parado no meio trânsito e aumenta a probabilidade de acidentes.

Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)

Esse indicador tem a ver com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) do veículo — presente em alguns modelos. Em determinadas situações, ele acende no momento em que o componente é acionado para controlar o automóvel.

Se não se apagar, há alguma falha que precisa ser revista. Em alguns carros, é possível desativar o ESC de forma manual, sendo que a luz mostra que ele está desligado por meio do indicativo "off".

Atenção máxima

Esse é o principal ícone do painel. Seu símbolo corresponde a um triângulo com uma exclamação. Se estiver aceso, é provável que exista outra informação relevante no painel. A atenção máxima aponta falhas conjuntas, como falta de bateria, baixa pressão no óleo, freios danificados, portas abertas etc.

Quando devo me preocupar com as luzes no painel do carro?

Esses recursos visuais são muito importantes para acompanhar o desempenho do veículo em trânsito, além de contribuírem na hora de fazer a avaliação do carro (test drive) para comprar um bom seminovo.

Grande parte das luzes são de alerta para informar o funcionamento correto ou falhas mecânicas e elétricas. Por isso, antes de dar a partida, gire a chave no contato para constatar se estão acendendo corretamente, pois, se estiverem queimadas, elas não indicarão o problema quando for necessário.

Cada uma ilumina um símbolo correspondente a um sistema. Mesmo que estejam apagadas, é possível ver os ícones. Também vale observar se elas apagam segundos após ligar o carro, o que indica normalidade.

Este conteúdo teve o intuito de informar sobre as luzes no painel do carro. Criar o hábito de observar o funcionamento de todas antes de sair com o veículo (e durante o trânsito) é a melhor forma de detectar defeitos elétricos e mecânicos com antecedência. Caso você não compreenda os sinais indicados, visite uma oficina de confiança para tirar dúvidas e fazer um check-up.

Se você achou este artigo útil, siga a gente no Facebook!

Sua busca pelo veículo perfeito acaba aqui NaPista. Aqui você encontra uma busca personalizada, com apoio de especialistas ao longo de toda a sua experiência – agora você pode contar com quem realmente entende.
© 2024 NaPista • Todos os direitos reservados. •
Termo de uso
Política de privacidade
BVIA Negócios e Participações S.A. - CNPJ: 12.770.190/0001-05
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 180, Andar 16, Itaim Bibi - CEP 04543-000, São Paulo - SP