Com a evolução das tecnologias de bordo, cada vez mais os automóveis nos ajudam a dirigir com conforto, segurança e cuidar de sua manutenção. Para isso, existe uma comunicação com os motoristas, que é feita por meio das luzes no painel do carro.
Elas emitem avisos relacionados sobre o funcionamento de componentes e sistemas e notificam falhas. Por isso é importante conhecê-las para saber quando há situações críticas ou se estão somente indicando uma situação normal.
Para facilitar o seu entendimento sobre as luzes veiculares, elaboramos este conteúdo para você. Confira este conteúdo e entenda como decifrar cada ícone de bordo com precisão.
As montadoras de automóveis elaboram painéis padronizados a fim de facilitar a identificação de sinais de bordo. Logo, é comum que eles tenham um padrão de cores para indicar diversas condições e problemas que merecem atenção. Conheça a classificação a seguir:
Agora que você já conhece as luzes do painel e suas classificações, é bom saber o que cada símbolo significa para não ficar na mão — lembrando que todos os ícones do seu veículo estão presentes no manual do proprietário.
Veja a lista abaixo com os avisos em luzes mais importantes para o funcionamento de sistemas e apetrechos automotivos.
A injeção eletrônica introduz combustível de forma controlada no motor. Essa função é executada por meio de um chip interno que avalia o funcionamento do propulsor e configura a sua alimentação, para garantir desempenho, economia e eficiência.
Se a luz desse componente não apagar após ligar o carro, o injetor ou catalisador devem estar com alguma falha. Deficiências nessas peças aumentam o consumo de combustível e prejudicam a ignição.
Em geral, a luz de freio fica acesa quando o freio de mão está acionado. No entanto, se você soltar a peça e a luz não apagar, certamente há pouco fluido no componente. Nesse caso, complete o nível da solução e visite uma oficina para identificar a origem do problema.
O sistema ABS garante estabilidade em frenagens de emergência e evita a derrapagem do veículo, permitindo que o motorista desvie de obstáculos enquanto freia. Caso esse recurso esteja danificado, o carro utiliza somente os freios comuns, o que reduz o nível de segurança no trânsito.
A luz da bateria fica sempre acesa antes de acionar o motor. Caso ela permaneça nessa condição durante o percurso, é o indicativo de que a peça não está sendo carregada pelo alternador. Assim, a baixa tensão pode fazer o carro não ligar na próxima vez.
Indicador amarelo ou vermelho aponta volume baixo de óleo ou falha no sistema de lubrificação. Se ele não apagar após dar a partida, verifique as características do óleo. Para clarificado e líquido, complete o recipiente. Já se estiver escurecido e pastoso, troque-o imediatamente.
Quando essa luz permanece no painel do carro, pode ser que exista algum problema na refrigeração. Caso ocorra com você, desligue o automóvel e espere esfriar para verificar o nível da água e completá-lo. Se o indicador permanecer aceso após o procedimento, procure por um mecânico especializado para evitar a perda do motor por superaquecimento.
Mostra que o tanque de combustível atingiu o nível da reserva. O recomendado é não permitir que ela acenda para evitar falhas nos bicos injetores e na bomba. Aliás, você sabia que a pane seca (ficar sem álcool ou gasolina) gera multa? Pois o carro fica parado no meio trânsito e aumenta a probabilidade de acidentes.
Esse indicador tem a ver com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) do veículo — presente em alguns modelos. Em determinadas situações, ele acende no momento em que o componente é acionado para controlar o automóvel.
Se não se apagar, há alguma falha que precisa ser revista. Em alguns carros, é possível desativar o ESC de forma manual, sendo que a luz mostra que ele está desligado por meio do indicativo "off".
Esse é o principal ícone do painel. Seu símbolo corresponde a um triângulo com uma exclamação. Se estiver aceso, é provável que exista outra informação relevante no painel. A atenção máxima aponta falhas conjuntas, como falta de bateria, baixa pressão no óleo, freios danificados, portas abertas etc.
Esses recursos visuais são muito importantes para acompanhar o desempenho do veículo em trânsito, além de contribuírem na hora de fazer a avaliação do carro (test drive) para comprar um bom seminovo.
Grande parte das luzes são de alerta para informar o funcionamento correto ou falhas mecânicas e elétricas. Por isso, antes de dar a partida, gire a chave no contato para constatar se estão acendendo corretamente, pois, se estiverem queimadas, elas não indicarão o problema quando for necessário.
Cada uma ilumina um símbolo correspondente a um sistema. Mesmo que estejam apagadas, é possível ver os ícones. Também vale observar se elas apagam segundos após ligar o carro, o que indica normalidade.
Este conteúdo teve o intuito de informar sobre as luzes no painel do carro. Criar o hábito de observar o funcionamento de todas antes de sair com o veículo (e durante o trânsito) é a melhor forma de detectar defeitos elétricos e mecânicos com antecedência. Caso você não compreenda os sinais indicados, visite uma oficina de confiança para tirar dúvidas e fazer um check-up.
Se você achou este artigo útil, siga a gente no Facebook!