As montadoras sempre buscam soluções que possam reduzir o custo de produção de um veículo e também o preço. Ou seja, a maioria das soluções apresentadas aqui ficam limitadas aos modelos de entrada. Um dos exemplos é o fato da Renault optar por apenas três furos em cada roda do Kwid, como forma de reduzir custos.
Outra solução adotada pela Renault no Kwid foi a de bancos com os encostos de cabeça integrados. Sem as peças separadas, o custo fica menor na produção. O rival Volkswagen Up! também usa essa solução
Se você coloca os comandos de vidro elétrico, por exemplo, no painel central, como também ocorreu com o Kwid, há economia de fiação e na moldagem das peças plásticas das portas, porque não há a necessidade do recorte para os botões
No caso desse sistema, há um mais novo, inovador, e que não exige o uso do tanquinho de partida a frio, mas também é mais caro. Por isso muitas marcas ainda insistem no sistema que exige um tanque auxiliar de gasolina para a partida nos dias mais frios quando abastecido com etanol
Desembaçador traseiro é um item básico certo? Bem, nem sempre. Vários são os carros que não ofereciam o item nas versões mais básicas, e normalmente, só apareciam quando havia um kit que contava também com o limpador traseiro.
O Uno Mille tinha, o Kwid reeditou e o Etios também. Com fixação central, a palheta única cobre a mesma área, reduz o custo com apenas um motor de acionamento e redução na fiação
Painel de instrumentos é outro lugar que sempre ganha ou perde com isso. No caso, quem sempre some e deixa um espaço, muitas vezes sem sentido por lá, é o conta-giros.
Quem nunca comprou um carro zero-km e percebeu que não vinha com o jogo de tapetes? Pois é, muitas vezes eles eram usados na negociação como um ‘brinde’ para quem fechasse o negócio e levasse o carro
Carros de entrada costumam não trazer a iluminação no porta-malas ou no porta-luvas, dificultando encontrar itens durante a noite ou em um local sem iluminação.
Quer coisa mais básica do que utillizar rodas de ferro com calotas no lugar de rodas de liga-leve para reduzir o custo de um veículo? Talvez seja um dos primeiros itens a ‘rodar’ da lista na hora do corte