Airbag, freios ABS, kit multimídia e ar-condicionado. Foi-se o tempo que esses itens eram exclusivos de modelos mais caros ou eram vendidos apenas como opcionais. Hoje, com a chegada de novas marcas com credibilidade e dispostas a ocupar uma fatia cada vez maior do mercado, é possível ter um carro popular, mesmo em suas versões de entrada, bem mais completo e seguro que os de antigamente.
Essa mudança no mercado não é de agora. Há mais de meia década, vemos algumas marcas tentarem ocuparem parte do espaço cativo das tradicionais Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet.
Em 2010, a JAC Motors veio agressiva com automóveis mais completos que os normalmente comercializados por aqui e com seis anos de garantia. Mas, faltou credibilidade a uma marca que ainda não está consolidada no Brasil. A montadora chinesa perde também em itens essenciais como manutenção e quantidade de concessionárias.
Foi aí que a Toyota trouxe Brasil o seu Etios e a coisa começou a mudar de figura. Quando chegou, em 2012, o modelo trouxe ao Brasil a credibilidade da marca e cinco anos de garantia. Foi um ganho em relação ao que se tinha até então.
Mas, o que sacudiu de vez o mercado de carros populares foi a chegada de um modelo que não tinha cara de popular: o HB20. Imediatamente, isso é o que mais impressiona: o modelo traz um design bem mais moderno que qualquer outro popular e já segue a linha da Hyundai no resto do mundo. Ao contrário do Etios, que não veio com as linhas do Corolla ou do RAV4.
Outro ponto que chamou a atenção: os cinco anos de garantia, superior a marcas como Volkswagen, Fiat, Peugeot e Citroen. Essas duas características já seriam suficientes para colocar o modelo em condições de competir com Palio, Gol, Onix, March e Etios, aumentando a dúvida do consumidor em busca do seu carro novo. Mas, a lista de vantagens do HB20 não para por aí.
Destaco ainda o Plano de Garantias e Revisão da Hyundai, com preços muito acessíveis e as duas primeiras revisões grátis. Além disso, ele tem um dos seguros mais baratos entre os carros populares e é um dos que menos se desvaloriza. A procura de um seminovo é alta, principalmente por causa dos cinco anos de garantia, o que faz com que o carro seja facilmente vendido por um bom preço.
A lista de equipamentos é outro ponto forte. Todo HB20, por exemplo, vem de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, airbag e ABS. Tanto na versão 1.0 quanto na 1.6. E o preço compensa. Se pegarmos os concorrentes e configurarmos eles com esses itens, certamente sairão mais caros que o HB20.
Para quem gosta de tecnologia, ele também é uma ótima opção. Ao contrário dos outros populares que vêm praticamente sem nenhum item desse tipo, o Hyundai vem com sistema de som com bluetooth e controle de som no volante já na versão de entrada. Dá pra ter ainda multimídia, GPS e Mídia TV, em qualquer versão, algo impossível nas outras marcas.
Por outro lado, essa completa lista de itens de série pode ser uma desvantagem para quem quer economizar comprando um carro popular pelado. Não se encontra um HB20 sem ar-condicionado e direção hidráulica, por exemplo.
Outra desvantagem é a ausência de um motor 1.4. Tem 1.0 e 1.6, mas não há um meio termo. Nesse ponto, um Onix pode acabar levando vantagem.
Mas, tirando essa questão de não ter um motor intermediário, as inúmeras versões do HB20 nas carrocerias hatch, sedã e aventureira (são 24 versões ao todo), são motivo de orgulho para a Hyundai. Assim, ela atinge quem quer um popular bem equipado e também alguém quem quer algo mais sofisticado.
Com desempenho bastante semelhante ao dos concorrentes, é um pouco mais confortável que os outros, assim como Etios e o March. Por essas e outras, o HB20 está na lista de todo mundo que pensa em um comprar um carro. Hoje, é o sexto mais vendido do país. No ano passado, foram 119.787 unidades emplacadas. Números que deixam claro que ele veio para incomodar e, principalmente, mudar o conceito de carro popular no Brasil.
CONFIRA TODOS OS PREÇOS E VERSÕES DO HB20: