Os filmes sempre foram e serão poderosos instrumentos para influenciar os hábitos de consumo das pessoas. Basta um personagem usar um determinado tipo de roupa ou corte de cabelo, por exemplo, que nasce uma nova moda. Não é à toa que existem muitos carros do cinema que encantaram gerações por todo o mundo.
Na maior parte das histórias, os automóveis são objetos de cena, feitos apenas para a construção daquele mundo. No entanto, em algumas obras, os carros são elementos importantes, ajudando a desenvolver a trama e cativando os espectadores.
Alguns, inclusive, saem do cinema com vontade de procurar e comprar carro on-line só para ter aquele modelo exibido nas telonas. Quer conhecer (ou matar as saudades, dependendo da sua idade) alguns dos principais carros do cinema? Então, veja a nossa lista abaixo!
Poucos carros das telonas são tão icônicos quanto o DeLorean DMC-12, da trilogia De Volta para o Futuro. Na trama dos filmes, o automóvel é modificado pelo cientista Dr. Brown (Christopher Lloyd) para viajar pelo tempo com o seu “capacitor de fluxo”.
O modelo se tornou um dos carros mais famosos do mundo por causa da participação nos três filmes, mas não era badalado na época dos longas. Pelo contrário: já tinha até saído de linha. Ele foi o único modelo da DeLorean Motor Company, uma montadora americana que fechou as portas em 1982.
No entanto, em 1985, o automóvel ganhou o sucesso que merecia com o lançamento de De Volta para o Futuro nos cinemas do mundo todo. O carro foi escolhido para o filme por causa do seu design futurista para a época: as portas asa de gaivota não eram uma inovação, mas casaram muito bem com o design moderno. Assim, o DeLorean se tornou o carro ideal para simular uma máquina do tempo.
Atualmente, estima-se que existam apenas 6.500 unidades do DeLorean DMC 12 no mundo todo, e o preço não é nada convidativo: a única versão achada recentemente por aqui foi comercializada por R$ 200.000,00. No entanto, se você quiser comprá-lo, não depende de sorte: ao que tudo indica, o veículo voltará a ser fabricado em pequenas quantidades em breve!
Talvez o Fusca seja o carro mais famoso do mundo. Além de ser o primeiro modelo fabricado pela Volkswagen, em 1938, ele foi o automóvel com mais vendas no planeta todo, posto alcançado em 1972, de onde não saiu mais. Com diversas versões (e motorizações), é um veículo camaleônico — como um ator de cinema.
O Herbie, por exemplo, é um Fusca 1963 dotado de vida própria (e muita personalidade), sendo um dos protagonistas da série Se Meu Fusca Falasse. Já são 6 filmes, mas, como o último foi lançado em 2005, é seguro afirmar que provavelmente não teremos mais nenhum (pelo menos no futuro próximo).
Esse é um filme que marcou uma geração de jovens nascidos nos anos 70, 80 e 90 a ponto de ganhar um status de cult entre essas pessoas. Além de mostrar a história de um jovem em busca de um dia de folga da escola, o longa também apresentou ao mundo a Ferrari 250 GT Spyder California, um dos modelos mais raros da montadora americana.
Apesar de ser dirigível, aquele não é um automóvel real, mas uma das muitas réplicas feitas de fibra de vidro. Elas foram feitas porque só foram produzidos 56 modelos do veículo. Ou seja, ele é uma completa raridade e seria inviável usar opções reais nos sets. Para se ter uma noção, uma unidade real do carro foi vendida por $ 18,5 milhões de dólares.
O seriado de TV The Batman, de 1966, trazia o saudoso Adam West no papel do Homem-Morcego, sempre acompanhado de Burt Ward como Robin. E, claro, ambos andavam frequentemente no Batmóvel, uma versão modificada do Lincoln Futura.
Curiosamente, o Futura nunca foi produzido em uma linha de montagem. Somente uma versão dele foi feita (à mão), em Turim, na Itália, e usada posteriormente em filmes e seriados. O carro fez sua estreia em Começou com um Beijo, de 1959, mas foi em 1966 que ele ganhou o mundo na sua versão modificada como Batmóvel.
Apesar de ser mais conhecido como um desenho animado, Scooby-Doo! ganhou vários filmes, como o longa live-action de 2002, que contava com a Máquina de Mistério, versão modificada da Kombi.
O automóvel alemão foi fabricado ininterruptamente entre 1957 e 2013, quando finalmente saiu de linha. No entanto, já existem planos de reviver a Kombi como carro elétrico em um futuro próximo — pelo menos é o que os conceitos da Volkswagen dizem.
Quem cresceu nos anos 80 e 90 provavelmente reconhece em Mel Gibson um dos grandes astros de ação dos últimos tempos por causa do seu papel na série Mad Max. Nos filmes, Gibson vivia o personagem título dirigindo o seu icônico Ford Falcon Interceptor, uma versão modificada de um Ford Falcon GT.
A equipe dos filmes fez apenas um modelo para a filmagem de todas as cenas do primeiro longa. Ele era equipado por um motor Cleveland V8 de mais de 300 cavalos de potência.
Falando agora de filmes mais recentes, a série Velozes e Furiosos ficou conhecida por sua ação fantasiosa, muita testosterona e mensagens sobre o valor da família. No entanto, outro elemento de destaque nos longas é o Dodge Charger R/T.
O automóvel é uma versão restaurada e modificada dos Chargers dos anos 70. O muscle car se destaca pela potência incrível, cor preta e pelo chamativo Supercharger Blower no capô.
Por fim, não poderíamos encerrar a lista sem o recente Camaro amarelo, que dá vida ao Bumblebee na série Transformers. O automóvel usado nos filmes foi a versão de 2007 do famoso esportivo americano, já fora de linha. Ele se destaca por ter a cor amarela bem forte, com duas faixas pretas no seu capô. Ah, e ele se transforma em um guerreiro robô alienígena também, claro.
Existem muitos filmes de Hollywood ou de outros países (inclusive do Brasil) que têm carros como destaque ou tema principal. Confira uma lista abaixo para assistir em casa:
E aí, o que achou da nossa seleção de carros do cinema? Escolhemos alguns dos mais icônicos automóveis que já passaram por Hollywood, não é mesmo? No entanto, ainda existem muitos modelos clássicos e famosos que ficaram de fora da lista.
Se você gostou do conteúdo, aproveite e siga a nossa página no Facebook!