Artigos

Conheça os 6 carros mais seguros do mercado

Por Redação em 11/08/2021 às 00:00
Atualizado em 11/08/2021 às 00:00
Conheça os 6 carros mais seguros do mercado

Quem pensa em adquirir ou trocar de carro, certamente tem a segurança como um dos pontos mais importantes nesse momento. Afinal, não importa se o carro é usado, seminovo ou zero, popular ou de luxo, o que é importa é que ele transporta a sua vida e a da sua família.

No entanto, em relação a esse ponto, a dúvida que pode surgir é: quais são os carros mais seguros do mercado? Será que existe algum comparativo ou teste que avalie esse quesito? Sim, existe, e um dos órgãos responsáveis por fazer isso é o Latin NCAP.

O Latin NCAP realiza testes de colisão com os mais diversos modelos de veículos fabricados em todo o mundo, avaliando a sua performance sob diferentes aspectos e classificando-os em diferentes níveis de segurança, que vão de 0 a 5 estrelas.

Então, se você está pensando em comprar um carro e prioriza a segurança, certamente vai gostar do artigo que preparamos. A seguir, listamos os 6 carros mais seguros do mercado, de acordo com os resultados do Latin NCAP. Confira!

1. Toyota Corolla

Após recente mudança no seu visual, o Toyota Corolla, um dos sedãs médios mais vendidos do Brasil, também recebeu alguns avanços na segurança. Avaliado pela Latin NCAP em dezembro de 2019, o Corolla recebeu a pontuação máxima do teste, com 5 estrelas para ocupantes adultos e 5 para crianças, que vão no banco traseiro.

O bom desempenho do Corolla em termos de segurança se deve a uma série de fatores. Por exemplo, o modelo conta com ancoragens para Isofix e sete airbags de série — item de grande importância em colisões mais fortes.

2. Volkswagen Polo

Pertencente à família dos hatchbacks, o Volkswagen Polo é uma excelente opção de carro para quem busca segurança e não quer gastar muito. O modelo recebeu a pontuação máxima pela Latin NCAP, com 5 estrelas para o nível de proteção para os adultos e 5 estrelas para as crianças.

Um diferencial importante do Polo é que, apesar de ser um modelo mais focado em custo x benefício, ainda assim vem equipado com quatro airbags em todas as suas versões, o que oferece uma segurança adicional para os ocupantes. Certamente, o Polo é uma excelente decisão de compra!

3. Volkswagen T-Cross

Derivado da mesma plataforma em que é fabricado o Polo, o Volkswagen T-Cross também se sai muito bem no quesito segurança. Recentemente lançado no Brasil, o modelo já é sucesso de vendas em seu segmento, o dos SUVs.

O T-Cross recebeu 5 estrelas tanto no nível de proteção para adultos quanto no nível de proteção para as crianças. Além disso, o modelo teve um excelente desempenho no quesito “danos a pedestres”, em caso de atropelamento.

Uma das razões para a alta segurança do T-Cross está no fato de que ele já vem equipado, de série, com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, sistema Isofix, além de uma estrutura reforçada com metais de alta resistência.

4. Volkswagen Golf

Durante muito tempo, o Golf foi uma grande referência no quesito segurança, estando no topo das listas que avaliavam esse ponto. Porém, como vimos, ele não está mais sozinho, já que outros modelo também alcançaram resultados muito bons.

Apesar disso, o Golf ainda segue como um dos carros mais seguros do mercado. Ele passou pelos testes da Latin NCAP duas vezes, em 2014 e em 2017, quando a Volkswagen iniciou a fabricação do modelo no Brasil.

Como você já deve imaginar, nas duas ocasiões em que o Golf foi testado, recebeu pontuação máxima. Ou seja, 5 estrelas para a proteção de adultos e crianças. Além disso, o modelo foi o primeiro carro vendido no Brasil que recebeu o selo Advanced Awards, que é dado aos carros que oferecem diferentes tecnologias para a prevenção de acidentes.

Um grande diferencial do Golf está no fato de ele vir equipado com sete airbags. Daí já é possível ter uma ideia de como a segurança foi uma preocupação do fabricante.

5. Honda HR-V

Um dos modelos mais vendidos e desejados pelo público brasileiro quando o assunto é SUV também não decepciona no quesito segurança. O Honda HR-V obteve pontuação máxima nos testes da Latin NCAP, recebendo cinco estrelas em nível de proteção para adultos e crianças.

O modelo, que já se destaca em outros pontos, como sofisticação, desempenho e alta tecnologia, na parte de segurança não deixa a desejar. Embora as versões de entrada sejam equipadas apenas com dois airbags, como exige a lei, o Honda HR-V é muito bem construído, utilizando soldas reforçadas e uma estrutura composta por materiais de alta resistência.

Além disso, o modelo é resultado de um grande esforço de engenharia, que focou na construção de um carro que conseguisse absorver bem os impactos, preservando ao máximo os seus ocupantes.

6. Jeep Renegade

Outro modelo do segmento dos SUVs que não fica para trás no quesito segurança é o Jeep Renegade. O modelo já está no mercado brasileiro há alguns anos, sendo um dos SUVs médios mais comercializados, especialmente em razão do seu visual mais robusto e aventureiro, que agrada muita gente.

O Renegade também passou pelas avaliações da Latin NCAP, recebendo nota máxima tanto para a proteção dos passageiros adultos quanto para proteção de crianças. De acordo com a NCAP, o Jeep Renegade apresenta uma estrutura bastante forte, capaz de absorver impactos frontais e laterais com bastante eficiência.

Apesar do bom desempenho nos testes de segurança, o Renegade conta apenas com dois airbags na sua versão de entrada.

Como você percebeu, hoje os fabricantes se preocupam bastante com a questão da segurança e oferecem modelos com um excelente desempenho nesse quesito em todos os segmentos e em todas as faixas de preço.

Então, se está em busca de um carro realmente seguro para você e sua família, uma dica é acessar o site da Latin NCAP e consultar os resultados do modelo que você deseja adquirir. É simples e rápido!

Agora, na hora de comprar o seu carro, não deixe de consultar o portal MeuCarroNovo. Lá você encontra os modelos citados neste artigo e mais de 100 mil opções de seminovos e usados!

Sua busca pelo veículo perfeito acaba aqui NaPista. Aqui você encontra uma busca personalizada, com apoio de especialistas ao longo de toda a sua experiência – agora você pode contar com quem realmente entende.
© 2024 NaPista • Todos os direitos reservados. •
Termo de uso
Política de privacidade
BVIA Negócios e Participações S.A. - CNPJ: 12.770.190/0001-05
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 180, Andar 16, Itaim Bibi - CEP 04543-000, São Paulo - SP