A calibragem do pneu do carro é um dos elementos mais importantes da manutenção de um automóvel. No entanto, infelizmente, não são todos os motoristas que dão atenção a isso, sabia? Pois é. Se você for do time que não costuma monitorar se os pneus estão bem calibrados, saiba que é importante mudar essa atitude.
A razão para isso é que a calibragem do pneu do carro afeta desde a saúde do automóvel até o seu bolso. Isso mesmo: você pode acabar gastando mais dinheiro se os pneus não estiverem bem calibrados. Portanto, é importante saber como cuidar dessa parte do seu carro.
A boa notícia é que lidar com a calibragem do pneu do carro é bem simples. Você não precisará gastar mais do que alguns minutos por semana para garantir que está tudo em ordem com o seu automóvel. Quer saber como fazer tudo isso? Então é só seguir a leitura do artigo!
Você já parou para pensar na importância que os pneus têm para o seu carro? É claro que eles são vitais para que o automóvel ande, mas eles fazem muito mais do que só isso. Como são as únicas peças do carro que estão em contato direto com o solo, eles acabam por ser indiretamente responsáveis por outras partes do automóvel também.
Por exemplo, se o seu pneu não consegue absorver bem o impacto de passar por cima de uma pedra, isso afeta a suspensão e pode desgastar outros sistemas. Se o pneu não roda direito, isso força o motor a produzir mais energia. Já se o pneu não tem boa aderência ao solo, toda a frenagem fica de responsabilidade da sua pastilha de freio, que se desgasta mais rapidamente.
Não à toa demos todos esses exemplos. Nós falamos deles porque a calibragem do pneu do carro está diretamente ligada a todos esses fatores. Por exemplo, o pneu descalibrado passa muito mais danos para a suspensão e para a barra de direção do carro. Portanto, essas peças se desgastam mais rapidamente e podem precisar de trocas (e o reparo é caro!).
Além disso, o pneu descalibrado gira com muito mais dificuldade. Portanto, o motor do automóvel precisa fazer mais força para que ele se mova. Além de se desgastar mais, o motor acaba queimando mais combustível também. Isso faz do carro mais poluente, mas também mais caro. Afinal, ele está consumindo mais álcool ou gasolina para andar.
Para completar, o pneu descalibrado tem sua aderência com o solo comprometida. Não só ele se desgasta mais rapidamente, como prejudica a frenagem e causa a aquaplanagem. Resultado: o risco de acidentes é muito maior.
Portanto, deu para ver que a calibragem do pneu do carro é essencial para a sua segurança, para o seu bolso e para conservar o seu automóvel, não é mesmo? Mas como mantê-lo calibrado? Vejamos a seguir!
Agora que já vimos que é importante manter a calibragem do pneu do carro no ponto ideal, a questão que fica é: que ponto é esse? Como saber se o pneu do seu carro está com mais ou com menos pressão do que o indicado? Existe uma maneira fácil de aprender tudo isso?
A calibragem ideal de um pneu varia de carro para carro. Isso porque cada modelo tem um tamanho específico, um centro de gravidade próprio e um peso único. Portanto, não dá para calibrar cada pneu com a mesma pressão e pronto.
Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar qual pneu está usando, seu tamanho e tipo. Depois, é só procurar a calibragem ideal para esse pneu com base nas informações que a montadora dá.
As fabricantes colocam uma tabela de calibragem ideal do pneu no Manual do Proprietário do Automóvel (e, em alguns casos, na porta do carro também). É só abrir lá e ver todas as informações que precisar. O caminho é bem simples:
A informação que você procura é algo como: “255/55 R18 - 2.1/30”. Esses números e letras indicam qual é o tamanho do pneu (255 é a largura em milímetros, 55 é a porcentagem da largura que a altura tem e 18 é o tamanho do aro), o tipo (o R é de radial) e a calibragem (2.1/30).
A primeira informação é a calibragem do pneu do carro medida em BAR, que é um sistema mais usado na Europa. Já o outro, é a calibragem medida em PSI (Pound per square inch, ou "libra por polegada quadrada", em tradução livre), que é o sistema mais usado no Brasil. É normal também que você encontre duas calibragens para o mesmo pneu.
Por exemplo, 2.1/30 e 2.1/32. Nesse caso, isso acontece porque há uma ligeira diferença entre os pneus dianteiros e traseiros. Os da frente precisam de uma pressão um pouco menor do que os de trás.
Um ponto interessante a notar é que, dependendo de onde você for andar com o automóvel, sua calibragem pode mudar. Se você for andar em uma estrada de terra ou lama, um pneu um pouco menos cheio pode ser o ideal. O recomendado é tirar mais ou menos 18 ou 20 PSI para ter mais aderência nesses cenários.
Viu como é fácil saber qual é a calibragem do pneu do carro? Agora que você já tem essa informação, a única coisa que falta é saber se o seu pneu está calibrado e como calibrá-lo.
Para medir a calibragem do pneu, você pode usar um calibrador. Esse equipamento é bem simples de usar e relativamente barato em lojas de departamentos. É só programar a calibragem correta no aparelho e inserir sua mangueira na válvula do pneu.
O que o calibrador faz é medir se a pressão que vem do pneu é a mesma programada. Se for, ele fará um sinal sonoro para indicar que está tudo certo. Se for maior, então ele deixará sair um pouco de ar até equalizar. Já se for maior, ele jogará mais ar no pneu.
O ideal é fazer esse processo uma vez a cada 15 dias, já que o pneu costuma perder pressão com o tempo (cerca de 1 PSI por mês). Dessa forma, você garante que seu carro está rodando sempre em ótimas condições. Se preferir, pode sempre ir até uma oficina mecânica de confiança para que eles cuidem da calibragem. Afinal, esse é um dos serviços para carros mais comuns e baratos que as oficinas oferecem.
Pronto! Agora você já sabe como manter a calibragem do pneu do carro sempre na quantidade ideal. Isso ajudará a evitar acidentes, reduzir gastos com o automóvel e impedir que ele tenha uma alta desvalorização.
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