Não é preciso ser um apaixonado pelo mundo automotivo para entender a importância da higienização de carros para sua manutenção e, principalmente, valorização. Não se trata apenas de deixar o veículo limpo, cheiroso e mais bonito: a questão é que, além de ter uma experiência muito melhor ao dirigi-lo, você ainda evitará que ele fique com marcas difíceis de retirar — ou, até mesmo, permanentes.
Se isso acontecer, pode haver problemas na hora de trocar de carro, perdendo ainda mais valor de mercado ou aumentando suas despesas para melhorar a aparência para venda. Se você nunca foi o responsável pela higienização do seu carro, talvez não saiba muito bem quais são os detalhes importantes para deixá-la bem-feita.
Porém, não se preocupe, pois vamos ajudar com isso. Neste post, listamos 7 passos importantes para seguir. Confira e comece a cuidar do seu automóvel agora mesmo!
A higienização do carro começa na escolha dos produtos que você vai utilizar para fazê-la — e pode ser tão importante para sua economia quanto a escolha entre carro a álcool ou gasolina. O mais recomendado é que seja utilizado sabão neutro.
Procure um material que não tenha substâncias abrasivas para não estragar a pintura do veículo. A esponja também deve ser bem macia, apropriada para a limpeza do automóvel, ok?
Para facilitar a higienização da parte externa do carro, pense em uma sequência. Comece pelo teto, pois a sujeira que está nele vai escorrer para as laterais e até pelo motor do carro — não há problema nisso. Depois, passe para o capô, vá para a parte de trás e finalize com as laterais do veículo. Lavando de cima para baixo, você evita o retrabalho.
Prefira usar baldes com água em vez de mangueira, pois assim você evita que tudo em volta fique muito molhado, além de economizar no gasto de água. Usando esse utensílio, você também aproveita para já misturar o sabão neutro, usando uma dosagem adequada para que o produto não se acumule em nenhuma parte da carroceria.
Mergulhe a esponja no balde e vá passando suavemente em toda a superfície da lataria. Para enxaguar, encha novamente o utensílio, dessa vez somente com água, e vá despejando para retirar o sabão. A mangueira pode ser usada nos locais em que a sujeira está mais grudada.
Não deixe o carro secar com o tempo, ok? É preferível secar com um pano macio, de microfibra ou flanela, para que não fiquem marcas indesejadas das gotas. Se quiser aquele toque caprichado, como se tivesse mandado higienizar com um profissional, finalize o trabalho com a aplicação de cera, removendo-a com um pano limpo e macio.
Muita gente acredita que calibrar os pneus com a frequência indicada no manual do proprietário é suficiente para sua manutenção, mas fazer uma boa limpeza neles faz parte das ações que ajudam a aumentar a vida útil do jogo.
Para isso, use uma escova com cerdas macias e água. Nos lugares em que a sujeira estiver grudada, você poderá esfregar um pouco mais para deixar os pneus limpos, assim como nos aros. Existem produtos específicos para a limpeza das rodas, mas, se você não quiser gastar mais com isso, use o sabão neutro mesmo. Depois, seque tudo com uma flanela.
Agora é a hora de entrar no carro e tirar a poeira de todos os cantinhos. Para isso, o aspirador de pó vai facilitar a tarefa. Retire os tapetes de borracha para limpar o que estiver impregnado no chão do veículo.
Aproveite para fazer uma vistoria nos bancos, nas laterais e nos forros. Se encontrar manchas, use produtos de lavagem a seco para retirá-las. Há alguns específicos para isso, em spray, que facilitam a tarefa e ajudam a preservar os tecidos. Outra opção é usar escovas pequenas ou pincéis para aqueles lugares de difícil acesso.
Não use água na parte interna do carro, ok? A secagem é muito demorada e, se ele ficar úmido e fechado, você terá odores desagradáveis de mofo no dia seguinte.
Sujeira e contato com os raios solares fazem com que o painel do carro mereça uma atenção especial na hora da limpeza. Além disso, é nessa parte que realmente visualizamos a sujeira, o que não é nada agradável no dia a dia, não é mesmo?
Comece passando um pano seco para retirar o acúmulo de poeira. Depois disso, umedeça e passe o pano, incluindo o porta-objetos e o porta-luvas. Os detergentes, mesmo neutros, podem manchar o material, então o melhor é utilizar produtos feitos especificamente para a limpeza dessas áreas.
Algumas pessoas gostam de usar itens que ajudam a preservar os materiais que cobrem o volante e o painel. É o caso dos silicones líquidos, que são aplicados após a limpeza. Eles deixam um aspecto mais bonito e protegem do acúmulo de sujeira.
Os vidros também merecem atenção, pois sua limpeza ajuda a manter a boa visibilidade enquanto dirigimos. Por fora, aproveite para lavar da mesma forma que fará com a lataria, usando a esponja macia e o sabão neutro.
Na parte interna, comece passando um pano seco para a limpeza superficial, retirando marcas de oleosidade e poeira. Existem produtos específicos para higienizar os vidros e você pode aplicá-los seguindo as instruções da embalagem.
O melhor é limpar cada vidro por vez para fazer todo o processo, até a secagem, sem deixar marcas. Assim, usando os produtos adequados, você evita que eles embacem naqueles dias de chuva ou com o ar-condicionado ligado.
Viu como a higienização do carro não precisa ser um bicho de sete cabeças? Se você seguir a sequência de dicas que viu neste post, certamente deixará seu veículo sempre com jeito de novo e pronto para viajar. Além do mais, tornar isso um hábito representa uma bela economia no seu orçamento.
Gostou das nossas sugestões? Então, não deixe de seguir nossa página no Facebook para ficar por dentro dos nossos artigos!