Artigos

11 itens essenciais para o kit de primeiros socorros do seu carro

Por Redação em 25/12/2020 às 00:00
Atualizado em 25/12/2020 às 00:00
11 itens essenciais para o kit de primeiros socorros do seu carro

Muitos motoristas têm vontade de montar um kit de primeiros socorros para guardar no próprio carro, porque entendem que imprevistos ocorrem com qualquer um, o que torna essencial estar preparado para lidar com eles. Contudo, são poucos os que sabem quais materiais devem estar presentes no estojo e a real utilidade de cada produto.

Pensando nisso, resolvemos tirar suas dúvidas e ajudá-lo a montar o seu kit de maneira eficiente e otimizada para as mais diversas situações. Acompanhe!

11 itens indispensáveis no kit de primeiros socorros

O kit de primeiros socorros pode variar muito de pessoa para pessoa — e está tudo bem quanto a isso! Afinal, a ideia é que ele seja, de fato, personalizado com artigos para atender às necessidades e particularidades de saúde que você e a sua família têm.

Contudo, há alguns artigos que são, sim, indispensáveis na sua nécessaire ou caixa, pois servem para tratar desde machucados simples até mal-estares. Abaixo, você confere quais são esses objetos!

1. Soro fisiológico

Para começar, é importante ter soro fisiológico, porque ele é fundamental para limpar feridas, cortes e picadas e mordidas de animais, retirando a sujeira, o excesso de sangue e qualquer resíduo estranho sobre a área machucada. Assim, é possível avaliar melhor a profundidade do problema e fazer um curativo apropriado.

2. Colírio lubrificante

O colírio tem a mesma função do soro, porém, mais especificamente para higienizar e hidratar os olhos. Assim, é possível remover com praticidade qualquer impureza incômoda, capaz de provocar irritação ou dificultar a visão das pessoas.

3. Solução antisséptica

A solução antisséptica é importante para evitar que ocorra contaminação da área machucada, principalmente aquela onde há corte e sangramento. Afinal, germes e bactérias podem causar diversas infecções.

4. Gazes/bandagens

As gazes, por sua vez, apresentam o importante papel de preservar a pele, ao estancar o sangue e evitar que o ferimento fique exposto a infecções e novos danos.

Já a bandagem, além de fazer isso, também age para imobilizar regiões doloridas com possíveis torções ou luxações, como pulsos e calcanhares. Vale lembrar que para prendê-las e fixá-las corretamente, é necessário ter ataduras, certo?

5. Algodão

Fora o que já foi dito, o algodão também deve fazer parte do seu kit de primeiros socorros. Isso porque ele concentra o antisséptico ou mesmo o soro fisiológico e ajuda a passá-los com mais precisão sobre cortes e ferimentos.

6. Tesoura

A tesoura pode se mostrar útil, por exemplo, para cortar pedaços da roupa que dificultam a visualização do machucado ou mesmo prendem a pessoa a algum local. Além disso, ela também parte bandagens e gazes quando necessário, impedindo o desperdício desse material.

7. Pinça

A pinça é necessária para a remoção de resíduos ou objetos pequenos presos na pele — em alguns casos, eles até perfuram-na de forma superficial — que não saem apenas com o uso do soro fisiológico.

8. Termômetro

O termômetro será útil para medir a temperatura das pessoas e identificar com antecedência se há algo errado, já que infecções, doenças virais, gripes e resfriados costumam causar febre.

9. Luvas descartáveis

As luvas descartáveis são cruciais em um kit de primeiros socorros, pois não só protegem a vítima de possíveis infecções, como garantem que quem ajuda não se contamine durante a exposição ao sangue ou outros líquidos corporais.

10. Pomada para queimadura

Ter um produto assim para queimadura no kit será útil para aliviar a dor desse tipo de machucado, hidratar a pele e evitar que ela se torne um incômodo maior com o tempo.

11. Medicações básicas

Você ainda deve contar com algumas cartelas de medicamentos básicos para o caso de indisposição, diarreia, reação alérgica, febre, enjoo e dores no corpo, como anti-inflamatórios, analgésicos, antialérgicos, antitérmicos, antiácidos e antidiarreicos.

Importância do kit de primeiros socorros no carro

Ter um kit de primeiros socorros no carro pode ser, como diz o ditado, uma verdadeira mão na roda. Isso porque, caso você se envolva em algum acidente no trânsito e tenha machucados leves, pode cuidar imediatamente deles.

O mesmo vale se presenciar alguma situação nas ruas com pessoas feridas precisando de cuidados primários ou simples. Será possível intervir com rapidez enquanto o serviço de pronto-socorro ou resgate não chega. Porém, o kit não serve apenas para problemas de trânsito ou socorro de outros motoristas e pedestres.

Ele é útil também para momentos em que desconfortos e indisposições físicas afetam o seu bem-estar ou dos passageiros, e não há como ir de imediato a um posto de saúde ou clínica médica. Por exemplo, durante uma viagem de carro ou um engarrafamento em alguma BR.

Onde guardar o kit de primeiros socorros

Após montar o kit de primeiros socorros, lembre que não dá para deixá-lo de qualquer jeito sobre os bancos traseiros, acima do painel do automóvel ou abaixo dos assentos do motorista e do passageiro, ok?

O motivo disso é simples: em um momento de desatenção dos adultos, as crianças pequenas podem ficar curiosas e tentadas a pegar o kit para brincar, mexendo nos produtos, danificando itens descartáveis e até ingerindo algum medicamento.

Para completar, nos dois últimos exemplos, a nécessaire ou a caixa onde você guarda esse material para socorro pode acabar exposta por longas horas ao sol no dia a dia, o que não é bom. Isso porque o excesso de calor é capaz de estragar várias coisas, em especial, os remédios.

"Então posso guardá-lo no porta-malas?", talvez você se questione. A resposta é não. O kit precisa ficar em um local acessível, já que a ideia é que você economize tempo e possa agir rapidamente em caso de acidente ou problema de saúde. Por isso, o mais indicado é que ele fique no porta-luvas.

Agora que você viu quais são os materiais que não devem faltar em um kit de primeiros socorros, já sabe: não perca tempo e comece a montar logo o seu. Afinal de contas, muito mais do que se prevenir, essa é uma medida de atenção, cuidado e segurança consigo mesmo e as pessoas que você gosta.

Sua busca pelo veículo perfeito acaba aqui NaPista. Aqui você encontra uma busca personalizada, com apoio de especialistas ao longo de toda a sua experiência – agora você pode contar com quem realmente entende.
© 2024 NaPista • Todos os direitos reservados. •
Termo de uso
Política de privacidade
BVIA Negócios e Participações S.A. - CNPJ: 12.770.190/0001-05
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 180, Andar 16, Itaim Bibi - CEP 04543-000, São Paulo - SP